A chuva forte que atinge todo Paraná nesta quinta-feira (21) gerou transtornos em Ivaiporã e outros municípios da região. Uma árvore caiu sobre um veículo na Rua Bahia, na Vila Santa Maria. O Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para retirar os galhos. Ninguém ficou ferido.
A corporação também registrou quedas de árvores na PR-466 entre Manoel Ribas e Ivaiporã, próximo ao trevo de acesso a Ariranha do Ivaí. Na região Oeste do Paraná, milhares de moradores estão sem energia elétrica por conta das tempestades. Veja abaixo na matéria
LEIA MAIS - Jovens são presas ao tentar furtar R$ 2,7 mil em produtos em Apucarana
Em Apucarana, o Corpo de Bombeiros não registrou nenhum incidente, apesar do registro de forte chuva em vários bairros no início da tarde.
O Paraná está sob alerta de tempestades. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou comunicado com indicação de 'grande perigo' para as regiões Centro, Noroeste, Sudoeste, Oeste, Norte Central, Centro-Sul e Sudeste do Estado.
Segundo o Inmet, as cidades dessas áreas podem registrar cerca de 100 milímetros de chuva por dia, com fortes ventos chegando até 100 km/h e risco de chuva de granizo. O aviso é válido até o final da tarde desta quinta-feira (21).
REGIÃO OESTE
Com o avanço de um temporal de grandes proporções que chegou ao Paraná pelo Oeste e Sudoeste e agora atinge municípios de todas as regiões do Estado, a Copel reforçou a mobilização de equipes que trabalham no restabelecimento do fornecimento de energia. Cerca de 800 profissionais da companhia trabalham na reconstrução da rede avariada pelos ventos fortes e pela alta incidência de raios.
Com o deslocamento da tempestade para o Interior do Estado, a companhia registrou, até o momento, 4.023 danos à rede de distribuição de energia. Cada um representa um ponto diferente da rede que será inspecionado e consertado pelas equipes.
No momento, há 217 mil domicílios desligados. Os municípios mais afetados são, no Oeste, Toledo, com 11,9 mil desligados, Foz do Iguaçu, com 8,7 mil, e Cascavel, com 5,8 mil desligados; no Noroeste, Umuarama, com 7,4 unidades consumidoras sem energia, Querência do Norte (5,2 mil) e Mandaguari (4,7 mil desligados); no Centro-Sul e no Leste, aonde o temporal chegou mais recentemente, Reserva está com 11,1 mil desligados, Ponta Grossa com 6,2 mil, Colombo com 3,6 mil, e Balsa Nova com 2,7 mil imóveis sem energia.
De acordo com o Simepar, foram registradas rajadas de vento de 91,4 km/h em Foz do Iguaçu, 96,1 km/h próximo a Francisco Beltrão e 87,1 km/h em Nova Prata do Iguaçu. De acordo com a Escala de Beaufort, que mede a força dos ventos, essas rajadas são consideradas ventanias fortíssimas e têm o potencial para provocar danos em habitações.
A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. Situações de risco devem ser informadas pelo telefone 0800 51 00 116. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares, pelo site www.copel.com e pelo número de WhatsApp 41 3013-8973.
MUDANÇA NO CLIMA – Também segundo o Simepar, uma frente fria avança na altura do Sul do Brasil e provoca tempestades que começaram no norte da Argentina e já alcançaram diversas regiões do Paraná.