Todo estudante que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021, cujo resultado foi divulgado na semana passada, pode se inscrever, de 15 a 18 de fevereiro, no SiSU, o Sistema de Seleção Unificada, modelo pelo qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para os candidatos do Enem.
Na seleção de 2022, o SiSU oferece 221.790 vagas, disponíveis em 6.146 cursos de graduação, licenciatura e tecnológicos, em 125 instituições públicas estaduais e federais.
Para a região, serão ofertadas 848 vagas em 28 cursos oferecidos por 4 instituições públicas nas cidades de Apucarana, Jandaia do Sul e Ivaiporã.
O resultado da seleção pelo SiSU será publicado no dia 22 de fevereiro e as matrículas serão realizadas de 23 de fevereiro a 8 de março. Conforme orientações do Ministério da Educação (MEC), os candidatos com melhor classificação serão selecionados, de acordo com suas notas no exame. O SiSU 2022 é o primeiro programa a usar a nota do Enem 2021 como forma de seleção de estudantes para cursos de nível superior.
Os alunos podem se inscrever no site do próprio Sisu. Os candidatos pelo SiSU podem selecionar até dois cursos de graduação, indicando quais são as primeira e segunda opções. O candidato não pode colocar o mesmo curso nas duas opções. O estudante só pode ser aprovado em uma de suas opções.
A únicas restrições do sistema é para os chamados treineiros, alunos que ainda não concluíram o ensino médio, o que os impede de iniciar a graduação ou para aqueles estudantes que tenham zerado a redação do Enem.
Conforme instruções do Mec, não há uma pontuação mínima no Sisu, no entanto, cada instituição de ensino superior pode adotar critérios próprios, como pesos de cada área do conhecimento para cada curso ofertado. Porém, o sistema usa da nota de corte, que é aquela pontuação mínima para um determinado curso em uma instituição específica. Essa nota de corte é calculada de acordo com o número de estudantes inscritos e a quantidade de vagas ofertadas, por isso varia de uma instituição para outra, de um curso para outro.
O Mec também lembra aos estudantes que há uma nota de corte parcial, que é atualizada diariamente e ajuda o estudante a decidir se troca as escolhas que fez ou não. A nota de corte final só é conhecida quando terminam as inscrições. Daí a necessidade de o candidato conferir o sistema todos os dias durante o período de inscrições.
VAGAS SiSU PARA APUCARANA E REGIÃO
De acordo com o SiSU, Apucarana e região tem 848 vagas disponíveis, em 28 cursos de graduação, licenciatura e tecnológico, ofertados por quatro instituições de ensino superior.
As vagas são ofertadas em Apucarana pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), com 381 vagas em 14 cursos; e pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com 294 vagas em sete cursos.
E Jandaia do Sul, através da Universidade Federal do Paraná, são oferecidas 155 vagas em cinco cursos e, ainda, estão disponíveis mais 18 vagas em Ivaiporã, em dois cursos ofertados pelo Campus Regional do Vale do Ivaí (CRV) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Veja quais são as vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior, por curso, em cada uma das três cidades da região:
APUCARANA
UNESPAR – Universidade estadual do Paraná – campus Apucarana
14 cursos – 381 vagas
Administração - bacharelado
32 vagas matutinas
16 vagas noturno
Ciência da Computação - Bacharelado
18 vagas integral
Ciências Contábeis - Bacharelado
34 vagas noturno
34 vagas matutino
Ciências Econômicas - Bacharelado
38 vagas noturno
Letras espanhol - Licenciatura
14 vagas noturno
Letras inglês - Licenciatura
15 vagas noturno
Letras português - Licenciatura
30 vagas – noturno
Matemática - Licenciatura
30 vagas – noturno
Pedagogia – Licenciatura
30 vagas – noturno
Secretariado Executivo – Bacharelado
30 vagas – noturno
Serviço Social - Bacharelado
30 vagas - noturno
Turismo e Negócios – Bacharelado
30 vagas noturno
UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Apucarana
7 cursos – 294 vagas
Engenharia da Computação - Bacharelado
44 vagas – Integral
Engenharia Elétrica - Bacharelado
44 vagas – vespertino/noturno
Engenharia Civil - Bacharelado
44 vagas – Integral
Engenharia Têxtil - Bacharelado
44 vagas – Integral
Engenharia Química - Bacharelado
44 vagas – Integral
Química - Licenciatura
44 vagas – noturno
Design de Moda - Tecnológico
30 vagas – noturno
IVAIPORÃ
Universidade Estadual de Maringá – UEM – Campus Regional do Vale do Ivaí (CRV)
2 cursos – 18 vagas
Educação Física – Licenciatura
06 vagas – integral
Serviço Social – Bacharelado
12 vagas – noturno
JANDAIA DO SUL
UFPR - Universidade Federal do Paraná - Campus Jandaia do Sul
5 cursos – 155 vagas
Ciências Exatas – ABI (Área Básica de Ingresso)
41 vagas – noturno
Computação – Licenciatura
42 vagas – vespertino
Engenharia Agrícola – Bacharelado
21 vagas – matutino
Engenharia de Alimentos – Bacharelado
28 vagas – matutino
Engenharia de Produção – Bacharelado
23 vagas – vespertino