Simulação de acidente em Ivaiporã leva mensagem de conscientização

Autor: Da Redação,
terça-feira, 21/05/2024
Simulação de acidente em Ivaiporã leva mensagem de conscientização

Na tarde desta terça-feira (21), o 1° Subgrupamento de Bombeiros Independente (1° SGIB) de Ivaiporã realizou uma simulação de acidente de trânsito na Av. Paraná, em frente à Praça Manoel Teodoro da Rocha. A simulação teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito, especialmente durante o Maio Amarelo, mês dedicado à prevenção de acidentes.

Durante a simulação, uma vítima fictícia foi resgatada pelos bombeiros após uma colisão entre um carro com uma moto. Os bombeiros realizaram os procedimentos de atendimento pré-hospitalar, simulando a atuação real da equipe do Siate.  

- LEIA MAIS: Prefeito de Ivaiporã anuncia pacote de obras de R$ 70 mi na sexta

A major Geovana Angeli Messias, comandante do 1° SGIB, destacou a relevância da campanha Maio Amarelo e ressaltou os perigos da distração ao volante.

“Com o trânsito toda a cautela é pouca. Nossa rotina diária muitas vezes nos distraímos com outras questões, o celular, família, filhos e, muitas vezes, pecamos. Uma pequena distração pode ser fatal. O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, em todo o estado, realiza simulados de acidentes para participar da Campanha Maio Amarelo e mobilizar junto com outros órgãos para transmitir a mensagem de que a atitude preventiva no trânsito é fundamental”, assinalou a comandante.

A major ressaltou ainda a importância da atenção dos motoristas e motociclistas.  “O motorista não deve usar o celular enquanto dirige, e especificamente para os motoqueiros é que eles atentem para o uso correto dos equipamentos de segurança, principalmente o capacete certificado e que deve ser devidamente afivelado, com a viseira baixada. É importante que o motoqueiro evite pressa, principalmente os profissionais, que usam a motocicleta para fazer entregas, por exemplo. O foco deve ser chegar em casa em segurança, não no menor tempo possível. A pressa pode causar acidentes graves e até fatais”, enfatizou

Jair Burato, presidente do Conseg de Ivaiporã, enfatizou o papel da simulação na conscientização da população. “Olhar para um acidente como esse, parar para pensar e refletir é o principal objetivo desse trabalho. O respeito no trânsito, à legislação e às pessoas é fundamental. Um acidente causa estragos no veículo e nas vidas das pessoas”, completou Burato.

A ação   contou com a parceria da Polícia Militar (PM),  Polícia Cientifica,  Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), 22ª Regional de Saúde, Detran, Conselho dos Idosos, dentre outros.