A Prefeitura de Jardim Alegre, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura está retomando o Programa de Inseminação Artificial (PIA) de bovinos. O programa vinha parado há mais de 10 anos, e vai atender produtores da bacia leiteira do município que tem um rebanho de mais de quatro mil cabeças.
Conforme técnico agrícola, Alex Beletati, da Secretaria da Agricultura, o apoio aos produtores consiste no fornecimento dos sêmens com desconto e no abastecimento de nitrogênio em botijões para armazenamento dos sêmens. O serviço de abastecimento dos botijões foi iniciado na semana passada e será feito a cada 40 dias
“Quase todos produtores já fazem inseminação por conta própria ou tem inseminador. O produtor vai pagar pelo sêmen sexado [probabilidade maior de nascer fêmeas] 30% do valor pago em licitação. O sêmen convencional será repassado por 50% do valor. O nitrogênio para quem tem o botijão é custo zero”, explica Beletati.
Os sêmens que estão sendo licitados são das raças holandesa, girolando, gersey, jersolando; sexado e convencional. A entrega de sêmens serão na Secretária de Agricultura.
Para Beletati, a inseminação artificial é um serviço muito importante. “Pela economia que gera para o produtor, por exemplo, se na licitação o sêmen sexado sair por R$ 20,00 pelo PIA o produtor vai pagar apenas R$ 6,00. Além disso, vai agregar valor à criação de animais por meio do melhoramento genético, propiciando maior qualidade e maior produtividade na produção do leite”, destaca.
Cursos
Outro benefício do PIA é o curso manejo e ordenha, e também o curso de inseminação oferecido pela Prefeitura. “Já temos data marcada para o início de abril. Primeiro é o curso de manejo e ordenha em seguida o produtor faz o de inseminação”, completa Beletati.