Mais de R$ 8,3 milhões em investimentos foram anunciados nesta quarta-feira (28) em Ivaiporã durante encontro entre a equipe da Sanepar e os prefeitos Carlos Gil (licenciado) e Marcelo Reis, que se encontra em exercício, e gerente regional da Sanepar de Apucarana, Luiz Carlos Jacovassi. Além dos planos de obras, foram discutidas medidas preventivas para evitar interrupções no fornecimento devido à falta de energia.
Entre os principais pontos anunciados estão o aumento da capacidade de abastecimento de água em 25%; operacionalização do poço P04, com capacidade de 80m³/h na saída do acesso secundário – resultando em um aumento na produção de água; implantação de um reservatório com capacidade para 200m³; melhorias na distribuição, com a instalação de 3 estações elevatórias; assentamento de 10 mil metros de tubulações, incluindo adutoras e anéis; e remanejamento dos setores de distribuição da rede de água. A Sanepar também vai instalar geradores para garantir a produção de água em caso de falha na rede elétrica.
LEIA MAIS: Sapecadão e Estádio voltam a pertencer à Prefeitura de Ivaiporã
A empreiteira Enob Engenharia de Obras foi selecionada para executar as obras, que tem investimento previsto de R$8,3 milhões com previsão de início em março. Segundo Fabrício Monastier, engenheiro da Enob Engenharia de Obras - empresa responsável pela obra -, o projeto contempla a instalação de 5 mil metros de adutora (1.700 metros de água bruta e 3.200 metros de adutora de água tratada) – além de 5 mil metros de rede de distribuição de água.
Qualidade de vida
O encontro foi considerado produtivo por Luiz Carlos Jacovassi. “Agradeço à gestão Carlos Gil e Marcelo Reis pela parceria e preocupação com a qualidade de vida da população, presidente da Sanepar, Claudio Stabile, e ao governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Júnior, pelos investimentos em Ivaiporã”, reconheceu Luiz Carlos Jacovassi.
De acordo com Marcelo Reis, a parceria entre o poder público e as empresas é essencial para garantir um serviço de abastecimento de água eficiente e de qualidade.
Encerrando a reunião, o prefeito licenciado Carlos Gil ressaltou a importância das melhorias anunciadas, destacando que a expectativa é que os geradores sejam instalados antes do mês de junho, o que garantirá maior segurança ao abastecimento de água. “Com o aumento da capacidade das bombas a produção de água será aumentada em 10%. Atualmente se produz 7 milhões de litros de água por dia – e passará a produzir 700 mil litros a mais. A curto prazo, a melhoria será percebida", afirmou Carlos Gil.
A ordem de serviços para o início das obras foi autorizada pela Sanepar, e a Enob Engenharia de Obras está em processo de contratação, com previsão de geração de aproximadamente 80 empregos diretos.
Participaram da reunião o presidente da Câmara de Vereadores, Edvaldo Montanheri, vereadores Gertrudes Bernardy, Fernando Dorta, Jaffer Saganski Ferreira, Josane Disner Teixeira, José Maria Carneiro e Sandra Mara, representante de instituições e a sociedade civil.