Samu de Faxinal opera com ambulância emprestada 2 meses após acidente

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 04/04/2024
Samu de Faxinal opera com ambulância emprestada 2 meses após acidente

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Faxinal (PR) está operando com uma viatura cedida pelo Samu de Jandaia do Sul (PR) desde o acidente que aconteceu no dia 2 de fevereiro, que resultou em duas pessoas mortas e duas feridas.

A colisão frontal envolveu a ambulância do Samu e um caminhão, na PR-170 (Rodovia do Milho), entre Borrazópolis e Novo Itacolomi. Entre os feridos estavam uma mulher em trabalho de parto, uma acompanhante, a motorista do veículo e um técnico de enfermagem.

- LEIA MAIS: Grávida e mais 3 pessoas ficam feridas em acidente com ambulância

A acompanhante Rosangela Sangy morreu um dia depois, no Hospital Universitário (HU) de Londrina. Ela era avó da gestante, uma jovem de 17 anos, que foi encaminhada ao Hospital da Providência e deu à luz um menino.

A motorista da ambulância, Graciele de Paula, ficou gravemente ferida e foi encaminhada pelo helicóptero do serviço Aeromédico do Samu para o Hospital Bom Samaritano, e teve alta no dia 29/2.

Já o técnico de enfermagem do Samu, Rogério Rodrigues dos Santos também sofreu ferimentos e foi liberado do hospital no dia 06/02. Tanto Rogério quanto Graciele seguem se recuperando dos ferimentos em casa.

No entanto, desde que aconteceu essa fatalidade, o Samu do município opera sem ambulância própria, de acordo com o coordenador Osvaldo Pardim Leite.

“Tivemos uma reunião na 16ª Regional de Saúde, onde o Secretário de Saúde Beto Preto se prontificou em nos ajudar, conseguindo de imediato o empréstimo de uma viatura que pertence ao Samu de Jandaia do Sul. É com ela que estamos operando no momento”, afirma.

O coordenador também afirma que o pedido por uma nova viatura já foi formalizado também junto ao Ministério da Saúde.

“Ainda nesta quinta-feira (04), encaminhei o processo para o Ministério da Saúde para que seja feita a substituição da nossa antiga viatura. Acredito que seja questão de pouco tempo para recebermos a nova viatura”, salienta.