Municípios da região de Apucarana (PR) apresentaram avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, divulgados anteontem pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O melhor desempenho foi nos anos iniciais do ensino fundamental, no qual 70% dos municípios conseguiram ampliar suas notas.
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Segundo os dados disponibilizados pelo Inep, o índice dos anos iniciais aumentou em 20 cidades, caiu em seis e se manteve em uma. O destaque é Apucarana, que aumentou a nota do Ideb de 7,3 para 7,6, o maior índice do Paraná. Na sequência aparecem Sabáudia (7,4), Novo Itacolomi (7,3) e Arapongas (7,2). A maior alta foi em Grandes Rios que passou de 5,3 para 6,7 (26%) e a maior queda foi em São Pedro do Ivaí que saiu de 8,2 para 6,3 (-23%).
A nota do Ideb também aumentou em 18 municípios nos últimos anos do ensino fundamental, que engloba o 6º ao 9º ano. O índice, entretanto, caiu em oito cidades e em dois municípios o número se manteve. Novo Itacolomi teve a maior nota da região, aumentando de 6,1 para 6,7. Na sequência aparecem Ariranha do Ivaí (6,4) e Kaloré (6,2). Apucarana, Arapongas e Ivaiporã alcançaram a mesma nota 5,6.
Já o índice do ensino médio aumentou em 12 municípios, caiu em 10 e em dois continua o mesmo. Em quatro municípios faltam índices para comparação. O ensino médio inclui as escolas públicas, sob gestão do Governo do Estado, e as escolas privadas e institutos federais. O destaque é novamente Novo Itacolomi, que obteve a maior nota da região: 5,4. Na sequência os maiores índices são de Grandes Rios com 5,3, Califórnia e Rosário do Ivaí, ambos com 5,1. Apucarana manteve 4,9, mesmo índice de 2001, enquanto Arapongas aumentou de 4,8 para 4,9. Em Ivaiporã a nota caiu de 4,9 para 4,8.
AVALIAÇÃO
Estudantes do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio são avaliados a cada 2 anos pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), mensurando o desempenho em matemática e leitura. O Ideb relaciona o desempenho dos estudantes nessas avaliações de larga escala com dados de fluxo escolar, que indica a “taxa de aprovação” a partir do Censo Escolar da Educação Básica, realizado anualmente. O desempenho é avaliado de 0 a 10: quanto maior o desempenho dos alunos e maior o número de alunos aprovados, maior será o Ideb.