Professores da região de Ivaiporã iniciaram nesta segunda-feira (3) uma greve por tempo indeterminado em protesto contra o projeto de lei que prevê a gestão privada de colégios públicos do Paraná.
Segundo o Sindicato dos Professores do Paraná (APP-Sindicato), até as 10 horas da manhã, cerca de 70% dos professores das 54 escolas do Núcleo Regional de Ivaiporã já haviam aderido à paralisação.
- LEIA MAIS: Professores iniciam greve na região; NRE diz que aulas estão mantidas
A categoria alega que a proposta do governo estadual, apresentada na semana passada, representa uma “venda da escola pública”. Segundo os professores o projeto privatiza a Educação Paranaense. “Então é ruim para os alunos, é ruim para os professores, é ruim para a comunidade escolar, é ruim para a compra direta que fornece merenda”, afirma um dos professores em greve.
Em Jardim Alegre os professores se concentram em frente aos colégios. Em Ivaiporã, além da manifestação em frente aos colégios, alguns professores também realizam manifestações no semáforo em frente à Praça Manoel Teodoro da Rocha, com a participação de alunos que aderiram a manifestação.
- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
Do outro lado, o Núcleo Regional de Educação (NRE) informou que os alunos estão tendo aulas. Também foi informado que uma equipe da está nas escolas desde as primeiras horas da manhã para fazer um levantamento completo da situação e garantir a implementação do projeto e o funcionamento do Educatron, uma plataforma online que seria usada para suprir a falta de professores durante a greve.
Ainda nesta segunda-feira, à tarde, haverá uma reunião com o comando de greve da APP-Sindicato em Curitiba. A categoria aguarda os próximos passos para definir o rumo da mobilização.