A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, na noite de sexta-feira (28), um caminhoneiro dirigindo há mais de 24 horas sem dormir.
A abordagem ocorreu na BR-116, em Fazenda Rio Grande (PR). O homem, de 45 anos, transportava mamão e estava acompanhado do filho, de 10 anos.
- LEIA MAIS: Mulher é agredida pelo ex-genro e tem braço fraturado em Lidianópolis
Durante uma fiscalização no km 125, os agentes verificaram o disco do cronotacógrafo do veículo. O equipamento registrou apenas três paradas curtas, de cerca de uma hora cada, desde o início da viagem, no dia 26, em Serra (ES). O motorista informou que seguia para o Rio Grande do Sul.
No caminhão, a PRF encontrou cartelas de “corujão”, suplemento com cafeína, comum entre motoristas. . Além de infrigir a lei do descanso, ainda foi constatado que o condutor estava sem registro de exame toxicológico. Segundo a PRF, o veículo acumula 43 autuações em 2024, principalmente por excesso de velocidade.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
Por lei, os motoristas profissionais devem descansar ao menos 11 horas a cada 24 horas, sendo 8 horas de forma ininterrupta. O descumprimento eleva o risco de acidentes.
Após a abordagem, a PRF escoltou o caminhão até um posto de combustíveis. O motorista foi orientado a cumprir o período de descanso previsto pela legislação.