A prática do ciclismo cresceu em Ivaiporã e consequentemente aumentou a necessidade de mais segurança para quem utiliza a bike como hobby ou como meio de transporte econômico e prático. Além de ajudar a preservar o meio ambiente, a bike estimula hábitos saudáveis.
- LEIA MAIS: Obras avançam e capacidade de reservação vai dobrar em Apucarana
E, pensando na segurança, a Prefeitura de Ivaiporã cumpre a meta 109 do plano de governo referente ao aprimoramento da acessibilidade e mobilidade urbana, investindo em ciclovias no canteiro da Avenida Brasil (1,4 km entre a Fatec e a Praça Manoel Teodoro da Rocha, que engloba a Fase I do Centro Novo) e no Parque Jardim Botânico (950 metros com 3 metros de largura) e em ciclofaixas na Estrada Ouro Verde (12 km nos 2 lados da via), Vila Nova Porã (810 metros) e na Avenida Ladislao Gil Fernandez (2 km) – totalizando 17,16 km e R$1.284.359,49 em investimentos.
A ciclofaixa é um espaço demarcado na própria pista, enquanto a ciclovia é um espaço definido do tráfego dos demais veículos.
Qualidade de vida
De Cascavel para Ivaiporã. Há 30 dias, Darlan Dulnik passou a residir em Ivaiporã, onde pratica ciclismo. “Os investimentos em ciclofaixas e ciclovias feitos pela Prefeitura de Ivaiporã melhoram a qualidade de vida da população e estimulam a prática esportiva. Ponto para Prefeitura! Acho show de bola!”, reagiu o ciclista.
Darlan Dulnik estava com o amigo Luiz Carlos de Moraes Filho, que passou a pedalar há uma semana – o suficiente para descobrir os benefícios do pedal. “As ciclofaixas na Avenida Ladislao Gil Fernandez, onde fiz pedal 5 vezes, ficaram muito bem sinalizadas e bem pintadas. Inclusive os motoristas diminuem a velocidade e se afastam dos ciclistas quando se aproximam das pistas”, observou Luiz Filho.
Girinho MTB
Aos sábados e domingos, o grupo de ciclistas Girinho MTB se encontra na Praça Mário Moreira Bonfim para fazer um longão – pedal longo. No sábado, dia 26 de novembro, o grupo saiu da cidade pela ciclofaixa da Estrada do Ouro Verde, por onde passam frequentemente, para percorrer 70 km de bike.
Joãozito Oliveira da Silva (Baiano), que integra o grupo Girinho MTB, disse que os investimentos feitos pela Prefeitura em ciclofaixa e ciclovia incentivam a prática do ciclismo e impõem aos motoristas mais respeito aos ciclistas. Há 15 dias, Baiano participou do Desafio MTB Sertão XCM 2022 e se classificou em 2º lugar na categoria Bike Sport – resultado de muitos treinos.
“As ciclofaixas na Estrada Ouro Verde ficaram muito boas. Às vezes, nos deparamos com sujeiras quando passamos para pedalar na terra. Mas a galera do speed fura muito pneu. Por isso, pedimos à Prefeitura para manter as pistas limpas. Quanto às pistas na Avenida Ladislao Gil Fernandez ficaram muito boas e dá para fazer um bom treino”, afirmou Divonsir Ramos, que também faz parte do grupo Girinho MTB.
A cada 15 dias, a empresa Campos Verdes fará a manutenção da limpeza na ciclofaixa da Estrada do Ouro Verde.
No que se refere à ciclovia no canteiro da Avenida Brasil o ciclista Divonsir Ramos disse que será muito útil para quem se locomoverá a trabalho ou se deslocará entre o centro e a Vila Nova Porã.