A prefeita de São Pedro do Ivaí, Maria Regina Della Rosa Magri, chegou em Brasília nesta segunda-feira (06) e está participando de uma reunião promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que visa discutir sobre o Censo Demográfico.
Prefeitos de todo o país estão preocupados com os critérios utilizados na coleta das informações e com a possibilidade de mudanças nos coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, propôs a atuação em duas frentes para tentar minimizar os efeitos negativos nas finanças das prefeituras que perdem recursos.
LEIA MAIS: Cambira quer chegar a 10,2 mil habitantes pelo Censo do IBGE
Magri destaca que, durante a reunião, foi apresentada uma proposta para que seja dado um prazo de 10 anos para que os municípios migrem para a nova faixa de coeficiente do FPM. "O texto da proposta apresentada ao Congresso Nacional estabelece uma transição de dez anos para migração e que este prazo passe a valer assim que for divulgado os dados finais do censo deste ano", informou a prefeita.
Realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a coleta de dados foi encerrada no início deste mês e agora está em fase de apuração. A previsão é que o resultado seja divulgado em abril.