A tarde de terça-feira (4) foi marcada por uma homenagem aos policiais militares envolvidos no salvamento de uma criança engasgada no dia 23 de julho, em Cambira. O soldado Alan Roberto Alves Laurindo, seu parceiro, o soldado Jonas Fernando Ribeiro, e a equipe da Rotam, de Jandaia do Sul, estavam em frente ao Destacamento Policial Militar, de Cambira, quando algumas pessoas saíram de uma residência pedindo socorro.
Imediatamente, os policiais foram de encontro à família, sendo que entre eles, um homem, desesperado, carregava um bebê de apenas 1 mês, dizendo que a criança havia se engasgado enquanto amamentava. No mesmo momento, o soldado Laurindo iniciou os primeiros socorros através da Manobra de Heimlich. Porém, como as vias aéreas continuavam obstruídas, os policiais levaram o recém-nascido até o Pronto Atendimento Municipal.
Durante todo o trajeto, a Manobra de Heimlich foi executada, mas ao perceber que o bebê não apresentava reação, e já estava com os lábios roxos, o soldado Laurindo necessitou sugar suas vias aéreas e neste momento a criança voltou a respirar.
Além de elogios, a equipe também recebeu uma placa.