O delegado Erlon Ribeiro, da Polícia Civil de Ivaiporã, fez um alerta nesta quinta-feira (1º) à população sobre o aumento de golpes no pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) e licenciamento 2024. Nos últimos dias, dois boletins de ocorrência foram registrados por vítimas que realizaram o pagamento em sites falsos. Veja manifestação do delegado no vídeo abaixo
-LEIA MAIS: Prefeitura de Ivaiporã arrecada R$720 mil com leilão de 11 lotes
Segundo ele, os golpistas criam cópias idênticas dos sites oficiais do Detran e da Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná (Sefaz-PR), induzindo as pessoas em erro. O valor pago não é direcionado aos órgãos estatais, deixando o contribuinte em débito com o Estado.
A Polícia Civil orienta que a população fique atenta ao realizar o pagamento do IPVA via PIX a partir de QR Code, devendo conferir na parte de baixo o nome do beneficiário que deve ser Governo do Paraná - Secretaria de Estado da Fazenda. "Qualquer nome diferente desse é indicativo de golpe", assinala o delegado.
Ele orienta que deve ser registrado o boletim de ocorrência, destacando que nesses casos a prevenção é a melhor opção. "Desconfie de links recebidos por e-mail, WhatsApp ou redes sociais. Em caso de dúvidas, entre em contato com os órgãos oficiais", completa.