Na manhã desta terça-feira (16), uma equipe da 54ª DRP de Ivaiporã deu cumprimento a mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão na cidade de Jardim Alegre, no norte do Paraná. Veja o vídeo abaixo.
A ação foi realizada em conjunto com a Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas (DFRC). Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Jaraguá do Sul/SC.
-LEIA MAIS: Casos de dengue dobram em Apucarana e chegam a 1,6 mil
Além de Jardim Alegre, também foram cumpridos quatro mandados de prisão em Londrina/PR, São José dos Pinhais/PR e Itajaí/SC.
De acordo com a Polícia Civil, o grupo criminoso utilizava documentos falsos para conseguir efetuar o carregamento dos caminhões e subtrair as cargas.
Investigações da PC/SC revelaram que, para burlar os sistemas de monitoramento das rodovias, o grupo criminoso efetuava a clonagem de caminhões e semirreboques de forma avançada.
A adulteração ia além da clonagem de placas. Os criminosos realizaram a plotagem mediante envelopamento e o adesivamento do caminhão, transformando um caminhão na cor branca e um da cor amarela. Os criminosos foram cautelosos, clonando até mesmo os adesivos afixados nos vidros e lataria.
A Polícia Civil do Paraná, através da 54ª DRP de Ivaiporã e DENARC Londrina, prestou apoio à operação dando cumprimento às ordens judiciais.
O indivíduo preso em Jardim Alegre foi responsável da plotagem e envelopamento do caminhão, tendo ciência da origem ilícita do mesmo.
O preso capturado em Jardim Alegre foi encaminhado ao Depen de Ivaiporã, onde se encontra à disposição da justiça.