A Polícia Civil (PC) prendeu dez pessoas nesta quinta-feira (18) em uma operação com apoio da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual para desarticular uma quadrilha envolvida com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Cerca de 40 policiais participaram da ação. As prisões, em cumprimento a mandados de prisão temporária expedidos pela Comarca de Ivaiporã, foram feitas em Ivaiporã e Rolândia. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em São João do Ivaí, Jardim Alegre e Campo Mourão.
- LEIA MAIS: Polícia desarticula venda de sementes falsas no Mercado Livre no PR
Segundo o delegado Erlon Ribeiro da Silva, o alvo da operação é uma organização criminosa que vem sendo investigada há cerca de um ano. As investigações apontam que esse grupo movimentou pelo menos R$ 3 milhões em 5 anos em um esquema de lavagem de dinheiro que envolvia inclusive a compra e venda de imóveis.
O grupo é sediado em Ivaiporã, onde ocorreram nove prisões – a décima pessoa foi presa em Rolândia. Os mandados foram cumpridos em diferentes pontos da cidade e, segundo o delegado, tinham como alvo integrantes da quadrilha com diferentes funções dentro do esquema. Os detidos - seis homens e três mulheres - foram encaminhados inicialmente para a Cadeia Pública de Ivaiporã. As mulheres devem ser encaminhadas para unidade prisional em Londrina.
“Essa quadrilha tem alto nível de organização, principalmente em relação à lavagem de dinheiro”, comenta. Segundo o delegado, os criminosos tinham pessoas responsáveis por arrecadar o dinheiro vivo nos pontos de tráfico e fazer depósitos em lotéricas e também distribuindo os valores por PIX, fracionando depósitos que eram replicados em contas sucessivamente, tentando burlar a identificação.
Segundo o delegado, a investigação apontou que pelo menos dois imóveis foram adquiridos com dinheiro do tráfico através de ‘laranjas’ e repassados para terceiros. “Essa foi a primeira fase da operação e as investigações continuam”, comenta o delegado, acrescentando que as equipes continuam em diligências para cumprir outros mandados de prisão.
Um arma, localizada em São João do Ivaí, e pequenas porções de drogas também foram apreendidas na operação durante os cumprimentos dos mandados de busca. Segundo o delegado, o principal objetivo da operação foi atingido. “Já sabíamos de antemão que não apreenderíamos grandes quantidades de drogas, nosso objetivo era desarticular esse grupo”, comenta.
A ação foi coordenada pela 54º Delegacia Regional de Polícia de Ivaiporã com apoio da 6º Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Ivaiporã; Núcleo de Operação com Cães da Polícia Civil e Polícia Rodoviária Estadual .
A Polícia Civil reforça a importância das denúncias que poderão ser encaminhadas diretamente ao WhatsApp - (43) 3472-1181.