Obra do Contorno de Jandaia do Sul mobiliza 220 trabalhadores; entenda

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 24/06/2022
Cronograma de obras atingiu 10% do previsto, segundo balanço da Viapar

Retomadas em fevereiro de 2022, as obras do contorno de Jandaia do Sul envolvem atualmente 220 trabalhadores de empreiteira contratada pela Viapar e estão na fase de limpeza, terraplenagem e drenagem. Até agora, 10% do cronograma foi concluído, segundo balanço da concessionária, que é responsável pela construção mesmo com o fim do Anel de Integração.

A pedra fundamental foi lançada em setembro de 2021. Com o fim dos contratos, o início da obra acabou atrasando. A construção está prevista em acordo judicial firmado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) e a Viapar. 

O acordo, discutido pelo Ministério Público Federal (MPF), foi homologado pela Justiça Federal ainda no final de 2020. A Viapar é uma das concessionárias que atuaram no Anel de Integração e executará as obras mesmo após o término do contrato com o Governo do Estado, em novembro de 2021. Somente em Jandaia do Sul, o investimento total será de R$ 59,4 milhões. 

- LEIA MAIS: Obras dos contornos de Jandaia do Sul e Arapongas são retomadas

O contorno de Jandaia do Sul prevê 6 quilômetros de extensão e deverá sair de Mandaguari, desviando o trânsito do perímetro urbano da cidade de Jandaia do Sul do km 215 ao km 221. O empreendimento terá pista dupla; acostamento; espaço lateral para drenagem; canteiro central de 3  metros até o km 3,60 e 6 metros do km 3,60 ao km 6, além de contenção, galerias de drenagem, viadutos e passagem inferiores. A previsão de conclusão da obra é dezembro de 2023. 

ARAPONGAS

Além do contorno de Jandaia do Sul, o acordo judicial prevê a conclusão do contorno de Arapongas, na região. No entanto, essa obra está parada com apenas 3% do cronograma concluído e não há previsão de retomada. Há um impasse envolvendo as desapropriações necessárias. A Viapar argumenta que esta responsabilidade é do poder público.  

A construção do contorno de Arapongas está prevista para começar no km 191 da BR-369, alguns metros ao norte do totem que demarca o Trópico de Capricórnio. A nova pista seguirá a leste da rodovia e voltará a se encontrar com a estrada principal nas proximidades do Pavilhão de Exposições de Arapongas Expoara. Serão 10,2 quilômetros de extensão.

O investimento inicial previsto era de R$ 130 milhões, mas esse valor já está defasado. O prefeito Sergio Onofre da Silva (PSC) vem pressionando a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil) pela retomada da obra.