O menino Arthur de Lima, de 2 anos, que ficou desaparecido por mais de 40 horas em uma região de mata em Cambira (PR), deve receber alta nesta terça-feira (20) pela manhã do Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Jandaia do Sul. Ele está internado em observação, mas seu quadro de saúde é considerado bom.
-LEIA MAIS: Morador que encontrou criança relata experiência: “Deus é o herói”
A criança foi encontrada no início da tarde de domingo (18). As buscas pelo menino mobilizaram uma força-tarefa composta por homens do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Defesa Civil, Exército e voluntários. Drones com câmeras termais e cães farejadores, além de um helicóptero da PM, foram utilizados na operação.
Segundo a enfermeira Márcia Santos, do hospital de Jandaia do Sul, o menino passou por exames de sangue e uma raio-x de pulmão, que não apresentaram alterações. “A criança segue internada por conta da forte desidratação. Está ativo e reativo. Deve receber alta amanhã (terça-feira) de manhã”, disse.
O menino foi localizado por um voluntário. Mauro Pereira de Souza estava desde a tarde de sexta-feira (16) atuando nas buscas. O trabalhador, no entanto, recusa o título de herói.
Para ele, o único herói da situação é Deus. "O herói é Deus. Deus me deu o dom para encontrar essa criança. Fico muito alegre por ele estar vivo, porque criança é um pedaço da gente. Sem as crianças no mundo, não tinha alegria”, afirma.
A criança sumiu por volta das 18h de sexta-feira (16). As buscas começaram às 20 horas do mesmo dia e foram mantidas mesmo à noite de sexta-feira e no sábado, sendo retomadas no domingo.
A criança sumiu em uma área de mata de difícil acesso. Os familiares contaram à PM que o menino de 2 anos brincava em frente à residência do sítio, quando foi percebida a sua ausência.
Segundo o major Ícaro Gabriel, do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), que veio de Curitiba para auxiliar nas buscas, a criança caminhou por quase 1 km em linha reta. Ele foi encontrado desidratado, pedindo muita água e logo enviado com a mãe Adriana para o hospital.