Mais doações do Vale do Ivaí seguem para o Rio Grande do Sul

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 10/05/2024
Mais doações do Vale do Ivaí seguem para o Rio Grande do Sul

Mais uma carreta da Trans Anacleto, carregada com doações de moradores do Vale do Ivaí para as vítimas da tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul, partiu nesta sexta-feira (10) de Jardim Alegre. A ação é fruto da comoção da comunidade da região com o sofrimento dos gaúchos e visa amenizar os impactos da inundação.

No sábado, outra carreta e um bitrem também seguirão rumo ao sul do país, transportando ainda mais itens de primeira necessidade para a população atingida. Inclusive, com as doações que estão sendo entregues no quartel do Corpo de Bombeiros de Ivaiporã e em Manoel Ribas.

- LEIA MAIS: Previsão indica o dobro da média de chuva no RS nos próximos 5 dias

A primeira carreta, enviada na quinta-feira, teve como destino a cidade de Triunfo. Já a segunda leva de doações seguirá para Igrejinha na região de Canoas, que também foram severamente afetadas pelas cheias.

A iniciativa conta com o apoio da comunidade e diversas prefeituras, entidades sociais, associações e empresas da região. A empresa Trans Anacleto, por sua vez, disponibiliza os veículos e a logística para o transporte das doações.

“A gente está pedindo para o pessoal trazer colchão, material de higiene, material de limpeza e alimentos não perecíveis, é o que eles estão mais precisando no momento. Roupas, acho que já temos suficiente”, explica Jean Anacleto, representante da Trans Anacleto.

Jean destaca ainda a importância da união da comunidade nesse momento de dificuldade. “É muito gratificante ver a mobilização das pessoas em prol das vítimas das enchentes. Todos estão contribuindo com o que podem para ajudar”, ressalta.

 Voluntários são bem-vindos

Tanto a equipe de triagem que está no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Jardim Alegre como a do 1º Subgrupamento do  Corpo de Bombeiros  de Ivaiporã solicita a ajuda de voluntários.

“Tem muito coisa ainda para fazer a triagem. Aqui no salão paroquial se concentrou muitas doações vinda de várias cidades e temos poucos voluntários. Estamos sem mão de obra e pedimos por colaboração”, disse Marcia Lobo Farias, presidente do Rotary Club de Jardim Alegre,

O pessoal dos bombeiros também necessita de voluntários, principalmente no sábado pela manhã para auxiliar no carregamento da carreta.

“São mais de 30 toneladas de doações, e a quantidade tende a aumentar”, informou o o subtenente Cleber Trova, que está organizando a arrecadação dos donativos em Ivaiporã e Manoel Ribas.