Mais de 3 mil pessoas aguardam 2ª dose da CoronaVac

Autor: Da Redação,
terça-feira, 27/04/2021
Mais de 3 mil pessoas aguardam 2ª dose da CoronaVac

Levantamento realizado pela 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana aponta que aproximadamente 3.100 pessoas aguardam pela segunda dose da vacina CoronaVac para serem imunizadas na região: 2 mil em Apucarana e 1.100 em Arapongas. Este levantamento refere-se ao público que já completou os 28 dias da primeira dose e já deveriam estar recebendo a segunda dose do imunizante, que está em falta. Ainda de acordo com a RS, municípios menores são menos afetados. Ontem, o Ministério da Saúde anunciou mais um atraso na previsão de entregas de doses da vacina CoronaVac. Agora, a previsão é de novas remessas em até 10 dias. Na última remasse, distribuída na região na última sexta-feira, poucas doses do imunizante foram entregues, causando preocupação em relação a quem está no tempo de tomar da segunda dose. 

O chefe da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana Altimar Carletto afirma que o atraso da segunda dose da imunização não deve trazer prejuízos para a saúde dos vacinados. “Quanto mais próximo do 28º dia para aplicação da segunda dose da Coronavac, maior o benefício da vacina, mas um atraso de 7 até 10 dias depois deste prazo, não compromete a imunidade da pessoa que já recebeu uma dose, o sistema imunológico permanece ativo. Se passar muito desse prazo, mais de 15 dias por exemplo, talvez deixe de ter o efeito máximo da vacina. Mas tudo isso é muito subjetivo e cada organismo reage de uma maneira”, afirmou Carletto.

De acordo com ele, até ontem, não havia uma previsão oficial para a chegada de novas doses da vacina Coronavac na RS, mas assim que forem disponibilizadas, o público da segunda dose será preconizado. “Até o momento não temos informações oficiais de quando chegam as novas doses. Existem informações extraoficiais que elas só chegariam na semana que vem. Quanto a logística da aplicação, não haverá prejuízos. Assim que as vacinas chegarem, o esquema de vacinação segue normalmente nos municípios”, disse. 

O aposentado José Aparecido Moreira de 69 anos, aguarda pela segunda dose da vacina Coronavac desde o último sábado. Passados os 28 dias da aplicação da primeira dose, o idoso foi até o ginásio Lagoão, em Apucarana para se vacina no fim de semana, mas foi informado que as vacinas acabaram. “Eu fui tomar a vacina e voltei para casa sem previsão de quando vou poder voltar. Tenho diabetes e hipertensão, então a gente cuida né? Estou tranquilo, tem que esperar, mas não saio de casa e me cuido bastante”, disse.

A esposa dele, dona Orídia Moreira, de 68 anos, também aguarda pela chegada da vacina para poder tomar a segunda dose. “Era pra eu ter tomado já, nesta segunda-feira, mas não tem (vacina). Eu fico preocupada porque eu não sei se pode atrasar assim né, se não vai fazer mal pra minha saúde. De qualquer modo, quando chegar, não vou deixar de tomar”, afirmou a idosa.

SEM DOSES ALGUNS MUNICÍPIOS SUSPENDEM VACINAÇÃO

Em Apucarana, a vacinação está suspensa até chegada de novas doses. No último sábado, foram imunizados idosos de 72 anos em segunda dose. No domingo, estava prevista a aplicação de segunda dose em outros grupos, mas as doses acabaram.

Ontem, a saúde de Arapongas aplicou a 2ª dose do imunizante CoronaVac. Foram recebidas 360 doses desta vacina no último sábado e uma parte foi reservada para pacientes acamados. A prefeitura aguarda agora a chegada de nova remessa do imunizante CoronaVac para dar continuidade no esquema de vacinação. Contudo, a vacinação segue hoje com doses da AstraZeneca. Serão vacinados idosos de 63 anos completos, em primeira dose, das 9 às 17 horas na Estação Cultural Milene e Ginásio de Esportes Mateus Romera. Idosos acima de 65 anos e trabalhadores de saúde com mais de 30 anos que ainda não tomaram a primeira dose também devem se deslocar até os locais de vacinação e serão imunizados com AstraZeneca. 

Já em Faxinal foi aberta ontem a imunização de idosos com 60 anos ou mais em 1ª dose. A imunização está sendo feita no Posto Central. Segundo o secretário de Saúde, Fernando de Carli, a imunização  continua enquanto durarem os estoques.

“Conseguimos alcançar essa faixa de 60 anos graças ao empenho da saúde e também pela grande procura”. comenta. Em Ivaiporã, que integra da 22ª Regional de Saúde, serão vacinados hoje pessoas de 63 anos ou mais a partir das 9 horas no Centro Cultural. A imunização ocorre enquanto durarem os estoques.