O levantamento da votação da consulta pública dos colégios cívico-militares, fechado na manhã desta quinta-feira (29) pelo Núcleo Regional da Educação (NRE), de Apucarana, aponta grande aceitação do novo modelo pela comunidade escolar.
Conforme Cristiane Pablos Rossetti, chefe do NRE Apucarana, o Colégio Estadual Olavo Bilac, de Faxinal; o Colégio Estadual de Jandaia; a Escola Estadual Padre José Canale e o Colégio Estadual Tadashi Enomoto, de Apucarana; e o Colégio Walfredo Silveira Corrêa, de Arapongas, atingiram os votos para se tornarem cívico-militar.
Ainda de acordo com Cristiane, o Colégio Estadual Prefeito Carlos Massaretto, de Apucarana; e o Colégio Estadual Francisco Ferreira Bastos e Colégio Estadual Marquês de Caravelas, de Arapongas, ainda não conseguiram 50% mais 1 pessoa, ou seja, o quórum necessário para tornar o colégio militar. “Foi muito bom o resultado. A comunidade está dizendo “sim”. Metade já se manifestou”, complementou a chefe do NRE.
Prorrogação
A Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná prorrogou até sexta-feira (30), o prazo de votação na consulta pública que vai decidir sobre a migração de 216 escolas tradicionais para o modelo Cívico-Militar. O novo prazo permite que as escolas atinjam o quórum mínimo - mais da metade da comunidade escolar precisa registrar voto.
Até o início da noite desta quarta-feira (28), 70% do quórum mínimo dos pais, alunos, funcionários e professores somando todas as escolas selecionadas haviam participado (mais de 48 mil pessoas). Das 216 escolas, 52 delas já alcançaram quórum mínimo, com maioria dos votos a favor do novo modelo.
Durante esta quinta e sexta-feira, as escolas continuarão com o processo de consulta pública. A comunidade escolar precisa ir presencialmente às instituições, entre às 08h e 20h. O resultado total da votação será divulgado na sexta-feira (30).