Um jovem de 17 anos, de Marilândia do Sul, está chamando atenção na internet ao comentar as chances do filme “Ainda Estou Aqui” no Oscar 2025. Gabriel da Cruz, que é estudante de cinema e letras, apresenta o “Cine Gabs”, um quadro semanal em collab com o perfil Pipoca Nacional. Nele, o influencer fala sobre temas relacionados ao cinema brasileiro. O quadro é bem diversificado, com críticas sobre filmes e entrevistas com profissionais que trabalham na área. “Eu abracei o projeto de uma forma muito louca porque o cinema brasileiro não é valorizado. Então, quando me chamaram, eu fiquei muito feliz”, comenta.
-LEIA MAIS: Mia Khalifa elogia Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui: "Sem palavras"
Com quase 30 mil seguidores no seu Instagram, o adolescente acredita que o longa “Ainda Estou Aqui” tem chances na premiação. O filme concorre nas categorias melhor filme, melhor filme estrangeiro e melhor atriz, com Fernanda Torres.
A sua principal aposta está justamente em Fernanda Torres, ganhadora do Globo de Ouro e que disputa agora o Oscar. “As suas maiores concorrentes são a Demi Moore, com ‘A Substância’ e Mikey Madison, protagonista de ‘Anora’”, explica.
Fernanda Torres concorre ao Oscar 26 anos após a sua mãe, Fernanda Montenegro, ter sido indicada pela obra “Central do Brasil’, também de Walter Salles.
Já na categoria Melhor Filme, a mais importante do Oscar, Gabriel não é tão otimista assim. “Eu acredito que seja muito difícil ganhar porque é contra outras obras hollywoodianas e o próprio Oscar é uma premiação muito patriota, que valoriza os filmes dos Estados Unidos”, afirma. É a primeira vez na história que um longa brasileiro concorre a esta estatueta.
“Ainda Estou Aqui” também foi indicado como melhor Filme Internacional. Segundo Gabriel, as chances de vencer são bem maiores do que na de Melhor Filme. “O problema é que ele está concorrendo com Emilia Pérez, um filme super valorizado. E também tem Flow, que está levando todos os prêmios de animação”, analisa o apresentador do perfil Pipoca Nacional. O Brasil já foi indicado outras quatro vezes nessa categoria, mas nunca venceu.
Veja onde assistir ao Oscar 2025
No Brasil, a premiação pode ser acompanhada pelos canais fechados TNT e MAX, a partir das 19h, com cobertura completa do tapete vermelho, e às 21h, pela Globo.