Começa neste sábado (18), em Jandaia do Sul, o uso de drone para monitorar aglomerações nas ruas. Viabilizado através de parceria entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal e o Comitê de Operações Emergenciais (COE), o equipamento vai ajudar as autoridades de saúde a fiscalizar as medidas de prevenção ao coronavírus no município.
O monitoramento será realizado tanto nos bairros quanto na área central e também zona rural. O principal objetivo e flagrar festas clandestinas e grandes aglomerações de pessoas. As imagens são enviadas em tempo real para o Centro Integrado de Controle, para acionamento das forças de segurança e equipes de fiscalização. A partir dos flagrantes, é possível definir medidas para dispersar as aglomerações.
QUARENTENA
O equipamento conta também com cadastro e rastreio dos pacientes com diagnóstico positivo de Covid, bem como as pessoas que estão em quarentena por suspeita de contágio. Segundo a prefeitura, os desrespeito às medidas de isolamento obrigatórias vai ensejar na condução dos infratores à delegacia onde para Termo Circunstanciado sob pena das penalidades da Lei criminal e multa administrativa.