Tribuna do Norte Online

Jandaia do Sul sedia em maio mais uma edição do Festival da Cachaça

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 24/03/2025
Lançamento oficial na Estância Moretti Lançamento oficial na Estância Moretti

Neste último domingo (23), o prefeito de Jandaia do Sul, Ditão Pupio, participou do almoço de lançamento da 4ª edição do Festival da Cachaça de Jandaia do Sul. O evento aconteceu no Alambique Estância Moretti e reuniu autoridades, produtores, representantes do comércio local e convidados especiais.

O almoço marcou oficialmente o início da contagem regressiva para um dos maiores eventos culturais, econômicos e gastronômicos da região, que será realizado nos dias 2, 3 e 4 de maio, na Sociedade Rural de Jandaia do Sul. A cidade carrega com orgulho o título de Capital Paranaense da Cachaça, reconhecida nacionalmente pela produção de rótulos premiados no Brasil e no exterior.

LEIA MAISJandaia do Sul quer municipalizar trecho urbano da BR-369

“É com muita alegria que falamos sobre a 4ª edição da nossa tradicional Festa da Cachaça de Jandaia do Sul, um evento que vem crescendo a cada ano e se consolidando como um dos mais importantes da nossa região", comentou o prefeito que agradeceu aos idealizadores do evento,  a Associação dos Produtores de Cachaça de Jandaia do Sul, presidida por Rosangela Villar Moretti e as marcas pioneiras de Jandaia do Sul: Cachaça Jamel, Cachaça Companheira e Estância Moretti.

Segundo Ditão, festa é também um importante evento para economia local. "Além de celebrarmos a nossa cultura, também movimentamos a economia local, fortalecemos o turismo, geramos renda para pequenos produtores, artesãos e comerciantes, e proporcionamos lazer, cultura e experiências gastronômicas únicas para toda a população.”

Também participaram do lançamento o vice-prefeito Inei Heckert, o deputado estadual Márcio Nunes, representantes do Governo do Estado, vereadores da Câmara Municipal e outras lideranças políticas e comunitárias. 

A organização do festival também tem à frente duas importantes marcas locais: Cachaça Companheira, representada pelo senhor Natanael Bonicontro, e Cachaça Moretti, do senhor Luiz Carlos Moretti. Ambos são referências na produção artesanal e têm papel fundamental na consolidação do evento como símbolo da identidade jandaiense.

A expectativa para a edição deste ano é alta. Em 2024, o festival atraiu milhares de visitantes, e a organização já trabalha para que a 4ª edição seja ainda maior, consolidando o evento como referência no calendário turístico, cultural e gastronômico do Paraná.