O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil lançou na quinta-feira (9), o programa municipal ‘Meu Bairro Tem Recape – operação bairros a distritos’, que consiste na pavimentação com asfalto CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) sobre ruas que já foram pavimentadas com a pedra irregular. No total serão executados quase 90 mil metros quadrados de capa asfáltica em aproximadamente 100 quadras em todos os bairros da cidade e da zona rural. O evento aconteceu no salão nobre do paço municipal.
Segundo Carlos Gil, o investimento nesta etapa é de aproximadamente R$ 2.8 milhões, sendo R$ 1.5 milhão através de recursos oriundos da venda da folha de pagamento para o Banco Itaú e o restante com recursos próprios da Prefeitura.
“Na realidade, esse programa seria iniciado no terceiro ano de mandato. Porque no primeiro e segundo ano seria para completar as ruas que ainda faltam com pedra irregular. Mas, como recebemos o dinheiro da venda da folha de pagamento, resolvemos adiantar o projeto”.
O prefeito explicou que neste primeiro momento foram escolhidas as ruas principais de cada bairro. “Escolhemos as ruas por onde passa o transporte coletivo. Como exemplo, a Rua Alvorada lá tem uns mil metros, fazendo ela o pessoal vai andar na pedra uma quadra na esquerda para chegar na casa dele ou uma na direita”, explicou.
A previsão da administração municipal é que a pavimentação das ruas deverá ser concluída em aproximadamente 180 dias. “O nosso norte é fazer isso até no mês de abril. Em meados do ano que vem, se tivermos condições vamos escolher novas ruas para também fazer a capa asfáltica”, destacou Carlos.
Na oportunidade, o prefeito anunciou ainda a licitação que acontece no dia 19, de mais 100 quadras, num total de 86 mil metros quadrados, para a pavimentação com pedra irregular de ruas que ainda não tem a benfeitoria. Ele lembrou que pavimentação com a pedra irregular está sendo feita com os recursos da economia da Câmara de Vereadores.
O presidente do Conselho das Associações de Moradores de Ivaiporã, Jair Burato, que também participou do lançamento do programa disse que a benfeitoria proporcionará mais acessibilidade e valorização imobiliária. “Qualquer liderança de bairro gosta de ser ouvida e atendida. É o que o prefeito Carlos Gil sempre soube fazer: ouvir e atender”, pontuou Jair Burato.
Marcaram presença no lançamento do programa, o vice-prefeito Marcelo Reis, o diretor do Departamento de Obras, Bruno Montoro, presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy, que estava acompanhada dos vereadores Emerson Bertotti e José Maurino Carniato, diretores dos departamentos municipais, presidentes das associações de moradores de bairros, vilas e distritos, representantes de instituições e lideranças políticas.
Ruas beneficiadas com o programa
Ruas Brasília e A (Vila Monte Castelo), Rua Zacarias Góes de Vasconcelos, Álvares de Azevedo e Gabriel de Lara (Jardim Luiz XV), Ruas Luiz Pasteur e Valentim Talarico (Vila João XXIII), Ruas Clara Storoski, Marginal e José Geraldo Almeida (Jardim Belo Horizonte), Rua Campo Mourão (Jardim Paraná), Ruas Santa Terezinha, Brasília, Alvorada e Monte Alto (Jardim Iporã), Rua das Flores (Vila Operária I), Ruas Chopim, Urubupunga e Xavente (Jardim Itaipu), Ruas José Maximiano Prado e Arapongas (Vila Nova Porã), Ruas Beija Flor, Tico Tico e Colibri (Vila João de Barro Rua), Rua Dona Leopoldina (Jardim Versalhes), Ruas Espanha, Ungria e Inglaterra (Jardim Europa), Ruas Jacutinga – a partir da entrada, Corumbataí, Beija Flor Sabiá (Alto Porã), Ruas Francisco Balbino da Silva e Feliciano Vidal (Vila Nova Porã), Rua Rolândia (Santa Bárbara), Ruas Palotina e Alvorada (Jardim Alvorada) e Ruas Cambé, Apucarana e Guaiabé (Jacutinga).