O Hospital Regional de Ivaiporã iniciou as cirurgias eletivas em setembro e, em três meses, realizou 881 procedimentos. Referência no atendimento a pacientes da região do Vale do Ivaí, o hospital também realizou, neste período, 1.664 consultas pré-operatórias ou ambulatoriais, que são feitas previamente às cirurgias e são necessárias para a constatação dos procedimentos e encaminhamento médico. O aumento no atendimento à população somente foi possível com a mudança do perfil assistencial do hospital, uma das unidades próprias da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
-LEIA MAIS: Ratinho Jr e Beto Preto anunciam R$ 1 bilhão para a saúde no Paraná
A abertura do centro cirúrgico para esses procedimentos, em 4 de setembro, está desafogando a fila de cirurgias eletivas da região, que agrega 27 municípios e totaliza mais de 450 mil pessoas. Os pacientes atendidos nas três salas de cirurgia fizeram operações nas áreas de cirurgia geral, do aparelho digestivo e vascular, ginecologia, ortopedia, otorrinolaringologia e urologia, especialidades com o maior número de demandas.
Somente no mês de novembro foram 318 cirurgias, sendo 194 cirurgia geral, 99 vascular, 101 ginecologia, 87 ortopedia, 74 otorrinolaringologia e 101 urologia. Do total, 200 procedimentos foram para pacientes da região e os demais oriundos de outras Regionais de Saúde (Guarapuava, Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Maringá). Já em setembro foram 253 procedimentos e em outubro, 310. Nos últimos três meses a cirurgia geral foi a especialidade mais atendida.
Para este mês de dezembro estão previstas ainda 300 cirurgias e 650 consultas pré-operatórias.
“A ampliação destes serviços só foi possível com o novo ambulatório especializado que começou a funcionar em agosto para consultas pré-cirúrgicas. Agilizamos o processo burocrático e as exigências legais para esses atendimentos à população. E está dando certo”, ressaltou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
A unidade foi aberta em junho de 2020 exclusivamente para o atendimento à Covid-19 e, em maio do ano passado, iniciou o atendimento geral. O Hospital de Ivaiporã, gerido pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Funeas), conta com 20 leitos de enfermaria e 10 UTIs geral de média complexidade. Também são realizados atendimentos em cardiologia, ultrassonografia, contando ainda com um corpo clínico de infectologista, nefrologista e anestesiologista.
VALE DO IVAÍ – Fazem parte do Vale do Ivaí 27 cidades: Apucarana, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Cruzmaltina, Faxinal, Godoy Moreira, Grandes Rios, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Kaloré, Lidianópolis, Lunardelli, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo, Itacolomi, Rio Bom, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, São João do Ivaí, São Pedro do Ivaí.