A quarta-feira (30) amanheceu mais gelada e a previsão de geada se confirmou. Por volta das 4 horas os termômetros registravam zero grau na região, conforme informações de Departamento de Economia Rural (Deral), da regional da Seab de Ivaiporã.
Segundo o engenheiro agrônomo Sergio Carlos Empinotti, chefe do Deral, com esse frio extremo, a geada atingiu toda a região cafeeira, principalmente nos municípios de Jardim Alegre, Ivaiporã, Grandes Rios, Lidianópolis e Lunardelli. “Com certeza, haverá prejuízos para a próxima safra. Na nossa região o café já se encontra maduro e estão sendo colhidos, então para essa safra não haverá problemas”.
Já o milho segunda safra terá perda na produção de 10 a 15%. “Principalmente da área plantada mais tarde que se encontrava em fase e frutificação”, disse Empinotti que relatou ainda que o plantio de trigo na regional se encontra em fase de desenvolvimento vegetativo, e a princípio, não se encontra em fase risco
As hortas também foram bastante atingidas pela geada, e o prejuízo maior são com as folhosas, tais como, couve, alface, acelga que serão perdidas na totalidade. “Até mesmo o tomate dentro das estufas foram atingidos pela geada”.
Quem trabalha com gado leiteiro também viu as pastagens serem queimadas pela geada. “O produtor que não fez previsão de alimentação, silagem, aveia, vai ter problema na produção do leite”, completou Empinotti.