O número de ligações de energia solar na região disparou no ano passado, inclusive em municípios menores do Vale do Ivaí. Segundo levantamento da Copel, atualmente a região conta com 1,4 mil unidades geradoras em 25 municípios do Vale, mais Arapongas e Sabáudia. Mais da metade delas – 852 – foram instaladas em 2020.
Ao longo do ano passado, foram instaladas 243 unidades de energia solar em Apucarana, o que corresponde a 61% das 394 unidades em funcionamento no município. Em Arapongas o índice é semelhante. São 377 unidades, sendo que 60% delas começaram a funcionar no ano passado. Outro dado que chama atenção é a popularização deste tipo de energia no Vale do Ivaí.
Quase que a totalidade dos municípios da região tem unidades instaladas. Para o gerente de atendimento de carga e geração da Copel Adriano Prado de Souza, este crescimento do uso da energia solar, também chamada de geração distribuída, já é notado nos últimos dois anos e com a pandemia, cresceu ainda mais. “É um crescimento histórico que podemos atribuir aos benefícios oferecidos dentro da tarifa de energia, ou seja, a diminuição dos custos com energia elétrica adotada principalmente por grandes empresas na cidade e no campo. O momento delicado da economia dentro do período de pandemia trouxe essa necessidade de reduzir custos”, considerou.
O gerente de atendimento explica que, em uma residência, a economia com a redução de consumo pode chegar a 20% ou mais, dependendo da potência do equipamento instalado. Em se tratando de instalações industriais, a economia pode ser ainda maior. “Tudo depende de um estudo do consumo do local. Quanto maior o consumo, maior será a redução no custo. E em situações em que a geração da energia solar for maior que o consumo da unidade, a energia excedente é injetada na rede da Copel e isso cria um crédito de energia, ou seja, um desconto para as próximas faturas”, ponderou.
De acordo com ele, o trabalho de divulgação desta modalidade de energia na região é muito forte, popularizando as vantagens da energia solar em toda a região e nos municípios menores. “Percebemos que nos últimos anos, todas as grandes feiras industriais e agrícolas realizadas na região contam com a participação de empresas divulgando seus serviços. Isso tem tornado a modalidade e suas vantagens cada vez mais conhecidas. Aliado a isso, existem muitos incentivos financeiros como linhas de créditos especiais para aquisição com juros muito baixos”, afirmou.