O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara, conheceu a Central da Agricultura Familiar de Ivaiporã (Cafi), onde foi recebido pelo prefeito Carlos Gil e pelo secretário municipal de Agricultura, Carlos Cezar Oliveira.
A Cafi foi inaugurada no dia 28 de julho – Dia do Agricultor. Por motivo de agenda, Norberto Ortigara não pode se deslocar a Ivaiporã. Mas ficou o compromisso de conhecer o espaço que foi estruturado para fortalecer a produção hortifrutigranjeira da região e disponibilizar uma agroindústria visando agregar valor à agricultura familiar.
- LEIA MAIS: Centro da Juventude de Ivaiporã agora tem piscina coberta e aquecida
“Este espaço valoriza a agricultura familiar, produtores da região e tem o apoio da Seab. Inclusive com a possibilidade de ajuda financeira por meio do Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar do Paraná [Coopera Paraná]”, informou Ortigara.
O prefeito Carlos Gil agradeceu a Norberto Ortigara pelo apoio aos agricultores do município e do Vale do Ivaí. “Implantamos a Cafi com o objetivo de beneficiar o produtor rural e o consumidor. Na minha visão, os preços dos produtos hortifrutigranjeiros, que são produzidos em Ivaiporã, Ariranha do Ivaí, Arapuã, Cândido de Abreu, Jardim Alegre, Lidianópolis, Lunardelli e Manoel Ribas, ficam mais baratos para o consumidor final, porque evita se deslocar aos grandes centros”, observou Carlos Gil.
A administração da Central da Agricultura Familiar é conduzida pela Associação de Produtores e Agricultores Familiares de Ivaiporã, responsável pela recepção, classificação, distribuição e escoamento da produção agrícola.
O secretário de Estado Seab, Norberto Ortigara, também foi recepcionado pela chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado de Agricultura, Vitória Holzmann; gerente regional do IDR-Paraná, Alini Machado; presidente e a coordenadora da Associação de Produtores e Agricultores Familiares de Ivaiporã, Rony Cobianchi e Laine Fernanda Uliwiak, e pelos vereadores Edivaldo Montanheri (Sabão) e Antônio Vila Real.
Coopera Paraná
Na segunda-feira, dia 28 de agosto, o Governo do Estado publicou o edital de chamamento público – https://is.gd/Fzdr3q, por meio da Seab, para seleção de projetos de negócios sujeitos ao apoio financeiro no Coopera Paraná. O valor previsto é de R$31,5 milhões. O prazo para cooperativas e associações apresentar projetos encerra dia 27 de setembro. Os projetos precisam envolver no mínimo 20 agricultores e pelo menos 50% ou mais dos associados ou cooperados enquadrados na categoria de agricultores familiares.
Quando à obra de duplicação do acesso secundário Norberto Ortigara considerou muito importante para os produtores da Cafi por entender que facilita a chegada e saída de produtos. “Quanto mais eficiente for a estrutura de funcionamento entre a cadeia produtora e o consumidor melhor será o preço final do alimento”, afirmou Norberto Ortigara.
Segundo Carlos Cezar Oliveira, a presença do secretário de Estado Seab ressalta o compromisso contínuo com o desenvolvimento da agricultura familiar e da região.