Desde que a Prefeitura de Ivaiporã estabeleceu parceria com os Institutos de Saúde Bom Jesus (ISBJ) e Lucena Sanchez (Hospital Maternidade), após o fechamento do Pronto Atendimento (Hospital Municipal), em fevereiro de 2022, houve um aumento gradativo no número de internamentos de gestantes.
Conforme relatórios apresentados pela diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Pantaleão, o aumento se deve à melhora da estrutura física ofertada à população, à qualificação técnica dos profissionais e à qualidade do atendimento. “As gestantes têm acesso ao parto humanizado no Instituto de Saúde Bom Jesus e acompanhamento com profissionais qualificados”, afirmou Cristiane Pantaleão.
Tanto no contrato de gestantes quanto no contrato de internamentos clínicos existem avaliações de metas qualitativas e quantitativas. Ou seja, as equipe do Departamento de Saúde e dos Institutos de Saúde Bom Jesus e Lucena Sanchez avaliam juntas as oportunidades de melhoria na estrutura e na assistência prestada.
Estrutura
Em dezembro de 2021, o atendimento a gestante de baixo risco e risco intermediário passou a ser realizado no Instituto de Saúde Bom Jesus, onde era feito o atendimento às gestantes de alto risco, com estrutura física adequada, UTI adulto e neonatal, equipamentos necessários e técnicos qualificados para o atendimento da mãe e do bebê.
Durante o pré-natal as gestantes são acompanhadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, a partir da 32ª semana de gestação, as gestantes passam a ser consultadas no Centro de Especialidades – próximo ao Colégio Santa Olga com o obstetra que dá seguimento ao parto no Instituto de Saúde Bom Jesus.
Se, por acaso, acontecer algum imprevisto fora do horário de expediente das UBS, ou no final de semana, a gestante é atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), e se necessário é encaminhada ao Instituto de Saúde Bom Jesus para avaliação pela equipe de obstetras. Caso contrário, fica em observação e recebe alta para aguardar o momento do parto, que é realiado no Instituto de Saúde Bom Jesus.
“Os internamentos foram contratualizados com os Institutos de Saúde Bom Jesus e o Lucena Sanchez para garantir melhor atendimento à população. E, analisando os relatórios, confirmamos que a mudança foi a melhor opção”, reforçou o prefeito Carlos Gil.