Na última segunda-feira (22), em sessão ordinária da Câmara Municipal de Jardim Alegre, a senhora Conceição Lopes Rufino, de 85 anos, foi agraciada com o título de cidadã honorária. A homenagem, proposta por José Carlos Barbosa (Zé Careca) presidente do legislativo e o vereador Beto Rohling, foi aprovada por unanimidade.
Dona Conceição, como é carinhosamente conhecida, é uma das pioneiras do município. Chegou com o esposo Joaquim Rodrigues (in memoriam) em Jardim em 1957, inicialmente em um sítio na região do Monte Alto, onde trabalho na agricultura e cuidava dos filhos. Posteriormente em 1969 se mudou para a cidade, onde o casal, comprou uma empresa que deram o nome Casa Rodrigues.
- LEIA MAIS: Juiz e promotor vão debater leis eleitorais em conferência da OAB
Dona Conceição é mãe de 10 filhos; Jonas, Osvaldo, Irineu, José, Valdemar, Diolinda, Natanael, Jair, Dirceu e Aurora, tem 24 netos, 27 bisnetos e 1 trineto.
Em nome da família, a nora de Dona Conceição, Jacira Bento Rodrigues, discursou durante a cerimônia. Emocionada, ela destacou a força e resiliência da matriarca, que construiu uma vida exemplar.
“Ela é uma guerreira, uma mulher batalhadora. Criou todos os filhos com muito amor e carinho. É um exemplo para todos nós”, disse Jacira.
A homenagem foi recebida com grande alegria por Dona Conceição. “É uma honra muito grande receber este título. Agradeço a todos que reconhecem minha história e meu trabalho”, declarou a homenageada.
Os autores da homenagem também se pronunciaram durante a cerimônia, parabenizando. “Dona Conceição é uma figura ímpar em nossa cidade. Sua história de vida é um exemplo de superação e dedicação. Ela merece todo o nosso reconhecimento”, afirmou Zé Careca.
O título de cidadã honorária é concedido a pessoas que se destacaram por relevantes serviços prestados ao município. “Dona Conceição sem dúvida, faz parte de cidadãos que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento de Jardim Alegre”, destacou Beto Rohling.
Além de familiares e amigos a solenidade contou com a presença do vice-prefeito Moisés Lnortovz dos Santos, o Moisés da Farmácia e do ex-prefeito Messias Luís Batista.