Criminosos furtam placas de túmulos em Califórnia

Autor: Da Redação,
terça-feira, 27/07/2021
Criminosos furtam placas de túmulos em Califórnia

Pela segunda vez neste mês, o Cemitério de Califórnia foi alvo de criminosos. Na madrugada desta terça-feira (27), foram furtadas aproximadamente 20 placas de bronze de túmulos, além de molduras de fotos e crucifixos, um prejuízo de quase R$20 mil.

O coveiro Rosano Pires, de Califórnia, contou que chegou para trabalhar e encontrou fotos de falecidos no chão e túmulos revirados. Em seguida, acionou a polícia. "Um absurdo. Cheguei para trabalhar e encontrei fotos de falecidos jogadas pelo chão. Muito triste saber que nem depois que a gente morre tem tranquilidade", lamenta.

Rosano acredita que o prejuízo dos objetos furtados é de quase R$ 20 mil. "Mais ou menos esse valor, tendo em vista o preço que é cada placa e crucifixo feitos de bronze. São caros para mandar fazer", explica.

Na opinião do coveiro, os criminosos não são de Califórnia, nem usuários de drogas. "Aqui a gente conhece todo mundo. A maioria das pessoas tem parentes enterrados aqui. Não é possível fazer algo desse tipo. Nem os criminosos vão querer comprar algo que seja de alguém da família", complementa. 

Além disso, Rosano acredita que a ação contou com pelo menos duas pessoas. "Dois devem ter retirado os objetos e outro deve ter recolhido. São placas, que juntas, ficam pesadas. Pelo menos duas pessoas estiveram no cemitério nesta madrugada", conta. 

A Polícia Militar de Califórnia repassou que está tomando as providências necessárias. Até o momento, nenhum suspeito foi preso. 

No dia 9 de julho, foram furtados dois vasos de flores e duas placas. A primeira vez que ocorreu um furto no local foi há mais ou menos dois anos, quando também levaram aproximadamente 20 placas.

Na região, o mesmo crime foi registrado em Marilândia do Sul, Mauá da Serra e Cambira.