Clínica de estética é alvo da polícia; há suspeita de irregularidades

Autor: Da Redação,
terça-feira, 30/07/2024
A busca e apreensão ocorreu na manhã desta terça-feira

Equipe da 54ª Delegacia Regional de Polícia de Ivaiporã cumpriu, na manhã desta terça-feira (30), mandado de busca e apreensão tendo como alvo uma clínica estética suspeita de irregularidades, no local foram apreendidos aparelhos celulares e documentos que constituem evidências de crime. (Assista vídeo abaixo)

Segundo o delegado, Erlon Ribeiro, a Polícia Civil foi procurada pela vítima que relatou complicações durante a realização do procedimento “endolaser”, tratamento estético indicado para redução de gorduras e celulites.

- LEIA MAIS: Mulher escapa com ferimentos leves em grave acidente na BR-277 no PR

Familiares da vítima informaram que durante o procedimento o paciente teve complicações evoluindo para um quadro de AVC, apesar das intercorrências os responsáveis pela clínica deixaram de acionar o socorro médico imediato e avisar a família. O encaminhamento da vítima para atendimento médico ocorreu somente após a família comparecer ao local, suspeitando da demora na conclusão do procedimento. 

Durante as investigações verificou-se que o local não possui alvará vigente da Vigilância Sanitária; que uma das profissionais que realizou o procedimento não dispõe da qualificação exigida (biomédica esteta), com possível incidência da infração penal de exercício ilegal da profissão. (Abaixo nota da Clínica)

Além disso, os indícios sugerem que a responsável pela clínica estaria incorrendo no delito de falsidade ideológica, uma que vez que estava utilizando o registro do Conselho Regional de Biomedicina (CRBM) de outra profissional que atua na cidade de Maringá/PR e possui o mesmo nome da investigada.

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

As irregularidades foram comunicadas a Vigilância Sanitário e Conselho Regional de Biomedicina para adoção das providências administrativas. Aguarda-se a liberação do prontuário médico da vítima e o exame do médico pericial para determinar a gravidade das lesões sofridas, bem como evidenciar possível risco de morte que o mesmo possa ter sido exposto durante a realização do procedimento e não acionamento de socorro médico.

A Polícia Civil orienta que população pesquise o histórico dos profissionais antes de realizar procedimento estéticos, consultando a regularidade do estabelecimento e a inscrição nos conselhos de classe. 

O escritório de advocacia Quirino & Marinho  emitiu nota de esclarecimento. 

Nota de esclarecimento

“A Clínica Human Saúde Multidisciplinar Ltda. vem a público prestar esclarecimentos sobre os recentes acontecimentos noticiados envolvendo um procedimento estético realizado em suas dependências.

Primeiramente, gostaríamos de expressar nossa solidariedade à vítima e seus familiares, reafirmando nosso compromisso com a saúde e segurança de todos. No que tange ao procedimento em questão, esclarecemos que este foi realizado por uma profissional independente, que alugava uma sala em nossas instalações. Esta profissional não possui qualquer vínculo empregatício, societário ou de prestação de serviços com a Clínica Human Saúde. A referida profissional atua de forma autônoma e deveria possuir alvará sanitário próprio, sendo, portanto, responsável pela execução e pelo cumprimento de todas as normas éticas, sanitárias e legais relativas às suas atividades.

Reiteramos que a Clínica Human Saúde encontra-se em conformidade com as exigências sanitárias e legais, mantendo sua regularidade e compromisso com a qualidade dos serviços prestados. Todos os nossos procedimentos e profissionais contratados diretamente pela clínica seguem critérios de seleção e fiscalização, garantindo a segurança e bem-estar de nossos clientes. Válido ressaltar que a clínica e nenhum de seus funcionários sequer prestam serviços relacionados à biomedicina estética.

Diante disso, destacamos que a responsabilidade pelos procedimentos realizados pela profissional mencionada é exclusiva dela, em virtude de sua atuação autônoma e independente, conforme explicitado. Esclarecemos, por fim, que estamos colaborando integralmente com as autoridades competentes, fornecendo todas as informações necessárias para a elucidação dos fatos o mais rápido possível e principalmente que o nome da proprietária da clínica seja devidamente desvinculado aos acontecimentos noticiados. Nossa prioridade é contribuir para que a justiça seja feita de maneira clara e célere.

Agradecemos a compreensão de todos e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Atenciosamente,

Instituto Human Saude Multidisciplinar Ltda"

Assista:

TnOnline TV