O deputado federal Beto Preto (PSD) protocolou, nesta quinta-feira (10), um projeto de lei que presta homenagem ao ex-prefeito de Jandaia do Sul, Hermínio Vinholi, ao nomear o novo Contorno de Jandaia do Sul, na BR-376, que vai do acesso leste da cidade até a BR-369/466/PR, como "Rodovia Hermínio Vinholi". A iniciativa reconhece o legado do ex-prefeito, falecido em 21 de setembro, por suas contribuições ao município e à região.
-LEIA MAIS: Coluna da Tribuna: Codea faz falta em Apucarana
Hermínio Vinholi foi um líder local que deixou uma marca profunda na política e na comunidade de Jandaia do Sul. Nascido em 1926 no município de Jacarezinho, Hermínio chegou a Jandaia com 15 anos, onde viria a exercer o cargo de prefeito em duas ocasiões, entre 1968 e 1972 e de 1976 a 1983. Entre suas realizações, destacam-se a fundação da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (AMUVI) e do Hospital Regional do Vale do Ivaí. Vinholi também foi uma figura de destaque no esporte, presidindo o Jandaia Esporte Clube (JEC).
Ao anunciar o projeto, Beto Preto destacou a importância de eternizar o nome de Hermínio.
"Esta iniciativa surgiu de uma ideia do governador Ratinho Junior, juntamente com João Carlos Ortega, chefe da Casa Civil, e Lúcio Tasso, subchefe da Casa Civil. Todos são de Jandaia, e eu, como representante de Apucarana e do Vale do Ivaí, faço questão de patrocinar esta homenagem. Hermínio Vinholi foi um grande jandaiense, exemplo de cidadão e político. Nada mais justo que o nome desse contorno rodoviário perpetue o legado de um homem que tanto fez pela região."