Web pede respeito a Janja após crítica de jornalista da Globo News

Autor: Da Redação,
sábado, 12/11/2022
Eliane Catanhêde criticou a participação da esposa de Lula na transição de governo e a comparou com outras primeiras-damas

Comentarista de política da GloboNews, a jornalista Eliane Cantanhêde revoltou internautas após condenar a participação ativa de Janja da Silva, esposa do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na transição de governo. “Ela não é política”, disse Catanhêde.

Segundo a comentarista, o protagonismo da socióloga tem incomodado setores do Partido dos Trabalhadores. A jornalista ainda comparou Janja com outras primeiras-damas e comentou que a mulher do presidente deveria se limitar a ter voz apenas no quarto do casal.

A fala desastrosa da jornalista Eliane Cantanhêde, de q a futura primeira-dama Janja, não deveria preparar a posse e sim limitar seu papel ao quarto do casal, revela um misto de machismo estrutural, misoginia e inveja. Janja pode e deve estar onde ela quiser. RESPEITA A JANJA! pic.twitter.com/PrvcsRQFEo

— Gustavo Veloso 🇧🇷🦑 (@g_vgouvea) November 12, 2022

“Eu acho que um bom exemplo de primeira-dama foi a Ruth Cardoso que, como a Janja, tinha um brilho próprio, era uma professora universitária […] mas ela não tinha protagonismo, ela não tinha voz nas decisões políticas. Se tinha, era a quatro chaves dentro do quarto do casal”, afirmou Catanhêde, em referência à esposa de Fernando Henrique Cardoso.

“Ou seja, já incomoda, sim, porque ela já começou a participar de reunião, já vai dar palpite, e daqui a pouco ela vai dizer ‘ah, esse pode ser ministro, esse aqui não pode’. Isso dá confusão. Se é assim na transição, imagina quando virar presidente”, completou.

Foto por Da Redação
 
Foto por Da Redação
 
Foto por Da Redação
 
Foto por Da Redação
 
Foto por Da Redação
 

Reação dos internautas

A fala de Catanhêde levou a hashtag Respeita a Janja aos assuntos mais comentados das redes sociais neste sábado (12/11). “Janja entende muito, trabalha dia e noite e é um orgulho pro Brasil tê-la como primeira-dama. A mulher é socióloga com MBA em Gestão Social e Sustentabilidade”, opinou o youtuber Felipe Neto, destacando o currículo da esposa de Lula.

“Quem estava junto dessa mulher maravilhosa durante a campanha do Lula pôde entender a sua contribuição nos mínimos detalhes, inclusive, aquela nossa agenda no CPX aconteceu porque ela articulou internamente para que acontecesse e foi lindo”, afirmou Rene Silva, fundador do Voz da Comunidade.

Os internautas ainda aproveitaram para elogiar a fala de André Trigueiro que sugeriu abolir o termo primeira-dama e chamou atenção de Catanhêde, dizendo que “lugar de mulher é onde ela quiser”.

“É preciso reinventar palavras e expectativas em relação ao papel da mulher do homem mais poderoso do Brasil. Já ficou muito claro nesse governo que [Janja] não será alguém que vai cumprir o papel de dona de casa subserviente ao marido. Lugar da mulher é onde ela quiser ficar. Isso o presidente falou na paulista no discurso da vitória”, afirmou o jornalista.

O grande André Trigueiro me representou nessa fala sobre o papel da primeira dama.

RESPEITA A JANJA! pic.twitter.com/62yJzThZ4x

— Tauat Resende (@heytauat) November 12, 2022

Com informações: Metrópoles