"Prefiro lamber meio-fio": ex-autor da Globo detona regras em novelas

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 08/11/2024
Vale ressaltar que João Ximenes Braga foi demitido da Globo em 2016

João Ximenes Braga, de 54 anos, autor da novela premiada "Lado a Lado", detonou as novas regras de novelas da Globo. O autor utilizou a conta no X para falar sobre o caso, que gerou polêmica.

📰 LEIA MAIS: Gusttavo Lima faz mudança radical no visual e fãs reagem; confira

Na publicação João disse: “Por que diabos alguém vai querer escrever novela nessas condições? Masoquismo? Fazer 90% do trabalho de graça contando com a sorte de cair nas graças de um ‘executivo’? Eu já estou fora desse jogo há muito tempo, mas na boa, prefiro lamber meio-fio”.

Nas novas regras de contratação divulgadas pela emissora, os escritores do departamento de dramaturgia teriam contrato fixo de um ano e receberiam valor integral pelo trabalho a ser executado após aprovação final da direção. Findo o contrato, a obra pode ou não ir ao ar, mas permanece com os direitos na emissora.

Portanto, antes de conseguir emplacar uma novela das seis, sete ou nove na Globo, o autor precisa passar por um processo que pode durar cerca de um ano sem remuneração.

Esse cenário, que visa reduzir as despesas da emissora, tem gerado apreensão entre diversos novelistas, que temem não conseguir arcar com suas despesas pessoais sem a estabilidade da contratação permanente.

📲Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

Vale ressaltar que João Ximenes Braga foi demitido da Globo em 2016. Na época, ele desabafou, via Facebook, a respeito de sua demissão relacionada a um chefe que o tachou de “politicamente correto”.