Morre Paulo Rafael, guitarrista de Alceu Valença

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 23/08/2021
Morre Paulo Rafael, guitarrista de Alceu Valença

Nesta segunda-feira (23), morreu o músico pernambucano Paulo Rafael, aos 66 anos, no Rio de Janeiro. De acordo com familiares, Paulo estava internado e em tratamento de um câncer no Hospital Samaritano. O músico era integrante da banda de Alceu Valença e do Ave Sangria. 

O músico deixou esposa, neta e filha. O velório do guitarrista acontece nesta segunda-feira e, logo após, o corpo será cremado. 

Carreira

O guitarrista teve uma parceria de mais de 40 anos com Alceu Valença, além de várias participações em projetos e como produtor de artistas consagrados, com Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Lobão. Foi ele quem escreveu o arranjo da faixa "Vaca profana", de Caetano Veloso, gravado por Gal Costa.

Homenagens

Por meio de uma rede social, a cantora Elba Ramalho prestou homenagem ao guitarrista. “Amigo e parceiro musical em tantos momentos icônicos da música brasileira”, escreveu. Ela declarou, ainda, que vai sentir falta da “guitarra doce e pontual selada na obra de Alceu Valença, com quem você caminhou nas últimas décadas”.

O presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Marcelo Canuto, lamentou a morte do músico em nota.

"Foi um dos caras mais carinhosos e conciliadores com quem já convivi. Conheci Paulo há mais de 40 anos e sempre admirei sua capacidade inventiva na música. Era um exemplo de como lidar com a fama e com o mundo artístico de forma profissional, mas sem perder a paixão pelo que fazia. Perdi um amigo e também um dos meus ídolos", escreveu Canuto.

Com informações; G1.