O cineasta Fernando Grostein Andrade, irmão de Luciano Huck, contou ontem que foi vítima de estupro duas vezes. Em depoimento à Revista Piauí, Fernando contou ter sido violentado aos 14 e aos 28 anos.
"Eu era um adolescente com traços bastante andróginos. Quando tinha 14 anos, durante uma festa em uma boate, homens me seguraram à força e penetraram meu ânus com o dedo. Desde então, passei a anular o meu modo de ser: postava a voz, para fazê-la mais grossa, e me reprimia na hora de caminhar, para parecer mais masculino", contou à publicação. "Aos 28 [anos], fui estuprado mais uma vez, porém sobre este episódio não consigo falar ainda", disse ainda.
Quem é Fernando Grostein
Irmão de Luciano Huck, Fernando Grostein tem 41 anos e é diretor de cinema. Seus trabalhos mais conhecidos são os documentários "Coração Vagabundo", com Caetano Veloso e "Quebrando o Tabu", que traz diversas personalidades políticas discutindo a problemática da "guerra" às drogas.
Além do trabalho no cinema, Fernando também dirigiu campanhas de publicidade, para marcas como Coca-Cola, Pfizer e Nestlé, e é sócio-diretor da Spray Filmes, que produz filmes publicitários, documentários e filmes para entretenimento.
Fernando, atualmente, se prepara para lançar "Quebrando Mitos", que abordará a suposta masculinidade tóxica do Presidente Jair Bolsonaro (PL). O novo documentário recebeu críticas de Eduardo Bolsonaro, que foi rebatido pelo diretor em seu Twitter.
Youtube
Em 2017, Fernando lançou um canal no Youtube, que mesmo não recebendo atualizações há 3 anos, conta com 68 mil inscritos. O vídeo "Cê já se sentiu um ET?", onde Fernando fala abertamente sobre sua homossexualidade, recebeu mais de 290 mil visualizações.
"Foi o de maior repercussão. Por ter aberto minha intimidade — falei de temas difíceis como a homofobia interna e suicídio - e muitas famílias me escreveram. Jovens e pais. Todos agradecendo. Recebi mais de uma mensagem de pessoas que estavam pensando em se matar, mas o vídeo os ajudou", contou em entrevista a Universa, em 2019.
O canal traz ainda vídeos com conteúdos voltados para a área do cinema e entrevistas. Noah Schnapp, o Will de "Stranger Things', é um dos convidados de um vídeo.
Depressão
Fernando já falou a respeito de sua sexualidade e o preconceito sofrido na adolescência. A situação me empurrou para os cantos mais escuros da existência, da depressão, da dor e do sofrimento. Minha adolescência foi uma grande mentira, uma perda de tempo. Mas isso passou. Foi justamente quando conheci o meu namorado, o Fernando Siqueira, que é 17 anos mais jovem, que consegui superar completamente a homofobia dentro de mim", contou a Universa.
"Ele não só me iluminou com o amor e a bondade dele, mas com uma visão feliz e sem culpa [sobre ser gay], típica da geração dele", completou.
Assumidamente gay, Fernando Grostein é casado com Fernando Siqueira. O casal está junto desde 2016. Ano passado, o cineasta mostrou alguns dos comentários homofóbicos que recebe em seu perfil. "Homem ama mulher. Tem coisa errada com você. Deus te criou macho. Seja macho", escreveu um internauta em ataque a ele.
"Há anos recebo mensagens como estas, mandando eu ser 'macho'. Lamento informar, mas cada mensagem desta me dá mais força para lutar pelos LGBTQS, então, que fique claro aos homofóbicos bovinos frustrados: vocês não me assustam e eu não vou parar, 'tá oquei'?", rebateu o irmão de Huck. Em entrevista ao "Conversa com Bial" em 2017, Fernando contou a reação do irmão ao saber de sua sexualidade aos 20 anos.
"Lembro que o Lu, meu irmão, pessoa que amo de paixão, incrível, me falou: 'Você demorou 20 anos pra resolver isso na sua cabeça, a gente precisa de um tempo aqui também para resolver dentro de nós'. A partir disso a gente se aproximou. Na verdade é impossível você ter uma relação próxima a sua família sem falar quem você é. A partir daí, ele foi a pessoa mais maravilhosa do mundo", descreveu Fernando. Em seu livro "De Porta em Porta", Huck também relembrou o momento.
"Quando Fernando, aos 20 anos, marcou sua posição e falou, 'olha, eu sou gay', essa é minha vida, isso não é uma escolha, esse é o meu ser, é como eu sou', eu disse: 'o.k.'. Mas, num primeiro momento, tive um certo choque - por razões que têm a ver com a forma obtusa, estúpida e quase desumana como o mundo dita as regras de comportamento, mas também porque você quer que a vida da pessoa que ama seja uma estrada asfaltada, sem buracos e pouco sinuosa", contou o apresentador.
As informações são de Splash UOL.