Ser herdeiro! Talvez isso seria o maior desejo de muitas pessoas. Quando pensamos nos filhos de celebridades milionárias e bilinárias, logo pensamos que eles herdarão grandes fortunas. Na verdade, esta é a forma como a riqueza tem sido tradicionalmente tratada e continua a ser uma forma popular de manter a riqueza entre os já ricos e famosos.
No entanto, existem alguns famosos que, por um motivo ou outro, prometeram ou planejam doar a maior parte do seus rendimentos acumulados ao longo da vida para causas de caridade, em vez de entregá-los aos filhos. Além de ajudar os mais necessitados, essas pessoas acreditam que seus herdeiros devem trabalhar duro para ganharem o próprio dinheiro.
É claro que, em muitos casos, os filhos dessas celebridades ainda receberão uma boa quantia: muitos dos indivíduos nesta lista têm um patrimônio líquido tão alto que sobrará muita grana mesmo depois que maior parte for doada.
- LEIA MAIS: Fortuna de Silvio Santos: saiba quanto o apresentador deixou
Confira a lista das celebridades que não vão deixar suas heranças aos filhos
Elton John - ao longo de sua carreira, Elton John acumulou uma boa fortuna. Mas o astro pop e o marido David Furnish não pretendem estragar seus dois filhos com o dinheiro.
Em 2016, o cantor disse ao Mirror: "É terrível dar u m a colher de prata às crianças". John sugeriu que seus filhos teriam sempre dinheiro suficiente para cobrir suas necessidades básicas, mas nada além disso.
Sting - o ex-líder do The Police está obviamente muito bem de vida, mas ele não planeja entregar de 'mão beijada' sua fortuna para seus filhos quando sua hora chegar.
Em 2014, Sting disse ao Mail on Sunday que, em primeiro lugar, ele e sua esposa estavam gastando muito e, em segundo lugar, ele não queria deixar fundos fiduciários para seus filhos que são "albatrozes em volta do pescoço".
MacKenzie Bezos - MacKenzie Bezos juntou-se aos Omidyars e assinou o Giving Pledge após seu divórcio de Jeff, que a deixou com uma enorme participação na Amazon.
Mesmo após o divórcio, em janeiro de 2021, o fundador da Amazon ainda era o segundo homem mais rico do mundo. Bezos aderiu ao Giving Pledge em 2022.
Bill Gates - o multibilionário fundador da Microsoft também é um filantropo entusiasmado que planeja doar a maior parte de sua fortuna para causas beneficentes quando morrer.
Em 2013, Gates disse ao Reddit AMA: "Eu definitivamente acho que deixar grandes quantias de dinheiro para as crianças não é um favor para elas". Ele citou Warren Buffett como a pessoa que lhe transmitiu essa sabedoria.
Larry Page - o cofundador do Google, Larry Page, e sua esposa, ao contrário do outro cofundador do Google, Sergey Brin, também assinaram o Giving Pledge, prometendo assim doar a maior parte de suas riquezas.
Os filhos de Page, nascidos em 2009 e 2011, nunca verão a maior parte da fortuna de seus pais. Contudo, o pai deles está entre as pessoas mais ricas do mundo e, provavelmente, nunca ficarão sem dinheiro.
Mark Zuckerberg - quando a primeira filha de Mark Zuckerberg nasceu, ele postou no Facebook dizendo que ele e sua esposa doariam 99% da herança do bebê para a caridade.
Zuckerberg e sua esposa Priscilla Chan também criaram a Chan-Zuckerberg Initiative (CZI), que, de acordo com a Inside Philanthropy, visa "avançar o potencial humano e promover a igualdade de oportunidades". Atualmente, o criador do Facebook e sua companheira têm três herdeiros.
Jeff Goldblum - o ator Jeff Goldblum disse que não vai deixar herança para seus dois filhos. O astro de 'A Mosca' (1986), 'Jurassic Park' (1993) e 'Independence Day' (1996), que se tornou pai depois dos 60 anos, revelou em entrevista ao podcast 'Table for Two With Bruce Bozzi' que quer que os pequenos herdeiros aprendam a ser financeiramente independentes.
"Ei, você sabe, você tem que remar seu próprio barco. É importante ensinar as crianças. Eu não vou fazer isso por você. E você não vai querer que eu faça isso por você," afirmou Goldblum. "Você precisa descobrir como descobrir o que é desejado e necessário e onde isso se cruza com seu amor e paixão e o que você pode fazer. E mesmo que isso não aconteça, talvez você precise fazer isso de qualquer maneira".
George Lucas - o produtor de TV e cinema George Lucas vendeu a franquia 'Star Wars' e sua produtora para a The Walt Disney Company em 2012.
Embora Lucas tenha quatro filhos, um porta-voz disse ao Hollywood Reporter que a maior parte dos lucros do negócio iria para projetos filantrópicos educacionais.
Simon Cowell - o homem por trás de programas de sucesso como 'The X Factor' e 'America's Got Talent' venceu na vida. Em uma entrevista de 2013, o produtor sugeriu que não passaria seu dinheiro para seus filhos.
Em 2013, Cowell disse à Esquire: "Não acredito em passar de uma geração para outra". O britânico acrescentou que provavelmente deixaria seu dinheiro para uma instituição de caridade para crianças ou cães.
Ashton Kutcher e Mila Kunis - o poderoso casal Ashton Kutcher e Mila Kunis está criando seus filhos de forma simples. E os atores decidiram que seus filhos não herdarão a sua fortuna.
Em um episódio de 2018 do podcast 'Armchair Expert with Dax Shepard', Kutcher disse: "Quando chegar a hora certa, doaremos tudo o que tivermos para caridade".
- LEIA MAIS: Se você passou dos 40 anos, essas coisas podem ser sinais preocupantes
Gordon Ramsay - o chef celebridade Gordon Ramsay possui cerca de 40 restaurantes em todo o mundo com 16 estrelas Michelin entre eles. Ele e sua esposa Cayetana têm seis filhos.
Em 2017, Ramsay disse ao Telegraph que sua fortuna definitivamente não iria para seus filhos. O chef britânico disse que não quer estragá-los; eles também voam na classe econômica enquanto seus pais se sentam na primeira classe.
Nigella Lawson - Nigella Lawson fez fortuna sendo uma chef famosa e personalidade de TV. A britânica tem dois filhos do primeiro casamento e uma enteada do segundo.
Em 2008, a chef sugeriu que ela não passaria sua fortuna adiante. Nigella disse ao My Weekly: "Estou determinada que meus filhos não tenham segurança financeira. Isso arruína as pessoas por não terem que [trabalhar para] ganhar dinheiro".
Daniel Craig - sobre sua decisão de não deixar herança para as filhas, Craig disse à Candis Magazine em 2021: "Não existe um velho ditado que diz que se você morrer rico, você falhou?".
De acordo com o Celebrity Net Worth, Craig tem um patrimônio líquido estimado em 160 milhões de dólares. "Mas não quero deixar grandes somas para a próxima geração", explicou o famoso intérprete de James Bond. "Eu acho que herança é bastante desagradável. Minha filosofia é se livrar dela ou doá-la antes de ir".
Craig tem duas filhas, a caçula com a atriz Rachel Weisz e a mais velha é fruto de seu casamento anterior com Fiona London, Ella (foto), que é também atriz.
Mick Jagger - no fim de setembro de 2023, o vocalista dos Rolling Stones surpreendeu ao anunciar que seus oito filhos poderão ficar de fora da sua fortuna bilionária (ou pelo menos, de parte desse patrimônio). Em entrevista para o 'The Wall Street Journal', Mick Jagger afirmou que talvez prefira deixar sua herança para a caridade. "As crianças não precisam de US$ 500 milhões para viver bem", disse o vovô do rock. O astro da música acrescentou que pensa em doar renda obtida em mais de 50 anos dos Rolling Stones para "fazer algo de bom no mundo".
Aos 80 anos, Mick Jagger é pai de oito herdeiros: Karis, a filha mais velha, com 52 anos; Jade, a segunda filha, fruto de seu casamento de 8 anos com Bianca Jagger; Elizabeth, James, Georgia May e Gabriel com a atriz Jerry Hall; Lucas Jagger, com a brasileira Luciana Gimenez, e Deveraux, de apenas 6 anos, com coreógrafa e bailarina Melanie Hamrick.
Marie Osmond - em janeiro de 2023, a cantora country disse que quer que seus sete filhos façam suas próprias fortunas porque ela acredita que simplesmente dar-lhes dinheiro "geraria preguiça e direitos".
Marie Osmond disse à Us Weekly: "Honestamente, por que você permitiria que seu filho não tentasse ser alguma coisa? Não conheço ninguém que se torne qualquer coisa se apenas receber dinheiro". A diva acrescentou: "Para mim, o maior presente que você pode dar ao seu filho é a paixão de descobrir quem ele é por dentro e trabalhar". Em vez disso, ela planeja gastar o dinheiro que ganhou com o marido, Stephen Craig.
Anderson Cooper - o jornalista e apresentador da CNN revelou que não deixará sua fortuna para seu filho, Wyatt, a quem deu as boas-vindas em 2020. "Não acredito em repassar grandes quantias de dinheiro", explicou o âncora no podcast 'Morning Meeting'. "Não sei o quanto terei", disse Cooper sobre seu patrimônio, estimado em cerca de 200 milhões de dólares. "Não estou tão interessado em dinheiro, mas não pretendo ter algum tipo de pote de ouro para meu filho. Eu vou seguir o que meus pais disseram... 'A faculdade será paga, e então você tem que entrar nela' ".
Dizia-se que Cooper herdou menos de US $ 1,5 milhão da propriedade da falecida mãe Gloria Vanderbilt depois que ela faleceu em 2019, o que só é considerado "um pouco" se você nasceu como membro da famosa família Vanderbilt de Nova York.
Andrew Lloyd Weber - Andrew Lloyd Weber é o gênio por trás de musicais lendários como 'Cats' e 'O Fantasma da Ópera'. O autor e compositor é dono de uma rica soma, mas não acredita em dinheiro herdado.
Em 2008, ele disse ao Daily Mirror: "Não sou a favor de que as crianças de repente encontrem muito dinheiro vindo em sua direção, porque então não terão incentivo para trabalhar".
Pierre Omidyar - em 2010, o fundador do eBay e sua esposa assinaram o Giving Pledge, uma campanha que incentivava os super-ricos a doarem suas fortunas para causas beneficentes.
O compromisso dos Omidyars dizia: "Nossa visão é bastante simples. Temos mais dinheiro do que nossa família jamais precisará. Não há necessidade de segurá-lo quando pode ser usado hoje".
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
Michael Bloomberg - Michael Bloomberg é um magnata dos negócios e ex-prefeito da cidade de Nova York. Ele afirmou anteriormente que deseja distribuir toda a sua fortuna antes de morrer.
A maior parte de sua fortuna irá para a iniciativa filantrópica Bloomberg Philanthropies. Suas duas filhas também são filantropas.
Warren Buffett - Warren Buffett foi descrito pela Forbes como "um dos investidores mais bem-sucedidos de todos os tempos". O empresário planeja doar toda a sua fortuna para instituições de caridade, sem deixar nada para seus três filhos
Buffett prometeu, no entanto, que parte do dinheiro iria para as instituições de caridade de seus filhos, em reconhecimento ao sucesso que alcançaram. Ele também doará parte de sua fortuna para a Fundação Bill e Melinda Gates.
Fontes: (Insider) (The Hollywood Reporter)