Como é ir ao dentista no Canadá

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 02/07/2021
Como é ir ao dentista no Canadá

Muitas pessoas têm medo de ir ao dentista, adicionar a isso barreiras de idioma e de cultura pode tornar esse momento ainda mais estressante e exaustivo. Se você é um imigrante brasileiro vivendo em Calgary, no Canadá, e ainda não sabe como é ir ao dentista nesta localidade, continue lendo este artigo, pois vamos explicar o que esperar dessa experiência e o que fazer para que tudo corra sem surpresas desagradáveis.

 A) Programe sua consulta com antecedência

 Da mesma forma como na maior parte dos casos no Brasil, conseguir uma consulta com um dentista em Calgary leva tempo. Brasileiros morando no Canadá relatam que é praticamente impossível conseguir uma consulta com menos de um mês de antecedência. Sendo assim, não espere ficar com dor ou ter algum problema nos dentes para visitar o dentista. Programe-se e faça consultas de rotina para evitar passar perrengue enquanto espera por um horário livre na agenda do dentista.

 B) Sistema de Saúde Alberta Health Care (AHC)

 A província de Alberta oferece para residentes temporários, pessoas com vistos de trabalho e de estudante, que planejam morar no local por mais de um ano, fazer parte do sistema de saúde Alberta Health Care. Embora esse plano de saúde seja ótimo e completamente gratuito, infelizmente, ele não cobre atendimento dentário. Portanto, esteja preparado para pagar por consultas e procedimentos particulares ou contratar um plano dentário particular.

 C) O que levar com você na sua consulta

 Na sua primeira consulta, para garantir maior segurança e precisão no seu atendimento, é importante levar com você uma lista dos medicamentos que você está tomando, isso deve incluir remédios prescritos e não prescritos. Também é importante levar o seu histórico de raios-x. Alguns consultórios oferecem a possibilidade de entrar em contato com o seu consultório odontológico anterior para requisitar o envio de raios-x, mas isso deve ser feito antes da sua consulta.

Outra informação importante é sobre o seu seguro ou plano dentário, caso você possua algum tipo de cobertura - seja ele particular ou pago pelo seu empregador, por exemplo. No consultório do dentista, poderão ajudar você a entender melhor as informações sobre a sua cobertura, como máximos vitalícios  e anuais, além de procedimentos permitidos pelo seu plano.

 D) Formulário de paciente novo

 Quando você vai pela primeira vez ao dentista em Calgary, assim como em outras cidades do Canadá, é comum pedirem que você preencha um formulário de paciente novo. Alguns formulários são bastante extensos, chegando facilmente a 5 páginas. Não estranhe, isso é comum.

Além de perguntas objetivas sobre a sua saúde física e sobre o seu histórico de saúde, existem perguntas sobre questões psicológicas, como possíveis traumas e problemas como ansiedade e medo de ir ao dentista. Tudo isso para garantir que a consulta seja tranquila e pacífica.

 E) Primeira consulta

 Além de preencher um formulário de paciente novo, na sua primeira consulta a um dentista em Calgary, você pode esperar passar por uma entrevista, receber uma limpeza de tártaro e talvez até mesmo realizar alguns exames. Dificilmente tratamentos são feitos na primeira visita. Antes de chegar até o dentista em si, é comum passar pelas mãos de assistentes e higienistas, profissionais que realizam a limpeza dos dentes.

O dentista chega depois para verificar a limpeza realizada pelo higienista, analisar os dentes e identificar possíveis problemas. Tudo que é dito pelo dentista vai sendo traduzido “em códigos” que o higienista vai anotando em sua ficha. Após esta “tradução”, o dentista explica em linguagem leiga e de forma didática qual a sua situação e quais os próximos passos, se for o caso. Se você precisar realizar algum tratamento ou fazer algum outro procedimento, um assistente ou a secretária lhe explicará os valores e as datas disponíveis para os mesmos.

 F) Quanto custa ir ao dentista em Calgary, Alberta?

 O custo de serviços odontológicos pode variar bastante de pessoa para pessoa, já que os procedimentos são altamente individualizados. Por exemplo, o procedimento para limpar os dentes de uma pessoa que fuma e não é muito cuidadosa na escovação certamente custará mais caro do que a ação de limpar os dentes de uma pessoa que escova os dentes com frequência, passa fio dental e mantém uma alimentação saudável.

 Embora dentistas e clínicas odontológicas não sejam obrigados a seguir uma tabela padrão de preços, a instituição Alberta Dental Association and College (ADA&C) produz um guia anual sugerindo valores para consultas e procedimentos odontológicos na província de Alberta.

 Abaixo, trazemos exemplos de alguns procedimentos e seus respectivos valores de acordo com o Guia de taxas odontológicas em Alberta de 2021 da ADA&C.

Foto por Reprodução
 

Observação: todos os valores estão em dólares canadenses.

Fonte: Alberta Dental Fee Guides

Mesmo estes preços não sendo obrigatórios, eles servem como um bom parâmetro para você realizar pedidos de orçamento antes de agendar uma consulta ou algum tipo de procedimento odontológico na região de Calgary, Alberta.

 G) Atendimento cheio de zelo e empatia

 O povo canadense é conhecido internacionalmente pela sua simpatia e educação impecável. E uma ida ao dentista não foge desse “esteriótipo" positivo. Muitos imigrantes brasileiros relatam terem recebido um atendimento extremamente zeloso e empático por parte dos dentistas no Canadá.

Segundo eles, dentistas canadenses perguntam frequentemente sobre possíveis dores, desconfortos e ansiedades. Além de eles explicarem em detalhes os procedimentos enquanto os executam, eles também esclarecem dúvidas sobre tratamentos que estão sugerindo para o futuro, a causa de problemas dentários, como tratá-los e evitá-los.

A clínica Sierra Dental Calgary enfatiza a educação como uma de suas prioridades no atendimento de seus pacientes. Ou seja, para os dentistas e profissionais desse local, educar as pessoas sobre sua saúde bocal é tão importante quanto realizar procedimentos. E esse costuma ser o padrão de clínicas de alta qualidade no Canadá.