O filme “Barbie” mostrou que longas baseados em brinquedos podem ser a nova fonte de ideias e de dinheiro para a indústria cinematográfica.
Dirigido por Greta Gerwig, ele arrecadou impressionantes US$ 155 milhões apenas nos EUA (mais de R$ 700 milhões), conquistando a maior estreia de fim de semana de 2023 e a maior estreia de uma diretora.
A própria Mattel, dona da Barbie, está com diferentes projetos cinematográficos relacionados às suas propriedades intelectuais, capitaneados pela Mattel Films, mas não é a única de olho em transformar brinquedos em filmes.
Confira alguns dos projetos que já foram anunciados. Apesar de já terem nomes famosos associados a cada um deles, nenhum ainda tem previsão de lançamento definida.
A linha de bonecas criada pela Bluebird Toys e adquirida pela Mattel em 1998, teve seu filme anunciado em 2021. Segundo o site da publicação, o projeto será escrito e dirigido por Lena Dunham, a criadora da série “Girls” e estrelado e produzido por Lily Collins, de “Emily in Paris”. A primeira descrição do filme diz que ele “será centrado em uma jovem que faz amizade com uma mulher ‘tamanho de bolso’”.
Collins acrescentou que o filme “reintroduzirá Polly ao mundo de uma maneira divertida e moderna, trazendo esses pequenos brinquedos para a tela grande”.
Lena falou em outubro de 2022, que estava terminando seu segundo rascunho do roteiro.