Adapar realiza inquérito soro-epidemiológico do rebanho bovino

Autor: Da Redação,
terça-feira, 26/05/2020
Na regional da Adapar de Ivaiporã as amostras estão sendo coletadas em 27 propriedades

Mesmo diante da grave crise sanitária causada pela pandemia de coronavírus, o Paraná vem mantendo a programação em dia para conquistar o status de Estado Livre de Febre Aftosa, Sem Vacinação. No Núcleo Regional de Ivaiporã da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), o trabalho está a todo vapor, com os profissionais em campo trabalhando para a conclusão inquérito soro-epidemiológico do rebanho bovino que é uma das etapas para certificação. 

Juliana Seixas Garcia Pelloso, médica veterinária da Adapar de Ivaiporã diz que a certificação de Estado Livre de Febre Aftosa, Sem Vacinação junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em 2021, será uma conquista muito importante que trará ganhos para o setor. “A conquista é o atestado de credibilidade da carne bovina produzida no Paraná para o mundo inteiro”.

Ela explica que o Paraná  foi dispensado da vacinação em novembro, e o inquérito  é para ser apresentado a Organização Mundial de Saúde. “São etapas que a gente segue para se tornar área livre, sem vacinação, e uma delas é o inquérito, para provarmos que não temos o vírus da febre aftosa circulando”. 

Foto por TNOnline
 

O inquérito soro-epidemiológico consiste na coleta de sangue de 10 mil bovinos de 330 propriedades de todo o Paraná. Na regional da Adapar de Ivaiporã as amostras estão sendo coletadas em 27 propriedades dos 22 municípios da área de abrangência da regional. “Após coletarmos o sangue, os exames são realizados utilizando o soro que enviamos para o laboratório oficial do Ministério da Agricultura”.

Além da coleta de sangue, também  foram realizadas fiscalizações em mais de 300 propriedades.  “Como não temos mais a vacinação, a gente visita as propriedades para orientar sobre a atualização do rebanho. Continua as mesmas ações, só que sem a vacina”.

Atualização do rebanho

A Campanha de atualização de rebanhos, substituiu a vacinação contra a febre aftosa no Paraná,  e neste ano em razão da pandemia começou na sexta-feira (1.º de maio) e se estenderá por sete meses, até 30 de novembro. Normalmente, a campanha teria duas etapas, uma em maio e outra em novembro.

A atualização de rebanhos deve ser realizada preferencialmente de forma on-line, por meio do site da Adapar. Nele, o produtor encontrará o banner Campanha de Atualização do Rebanho, que possibilita acesso ao sistema de comprovação. Ou pode clicar em www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho.

O atendimento presencial nas Unidades da Adapar e instituições autorizadas só será feito quando cumpridas as orientações das autoridades sanitárias de saúde pública. Após 31 de outubro, a Guia de Trânsito Animal (GTA) somente será emitida acompanhada da atualização de todas as espécies animais existentes na propriedade.

Proteção contra covid-19

Ainda segundo a veterinária Juliana, todos os servidores que trabalham no campo realizam o serviço protegidos por equipamentos de proteção contra o covid-19, além de seguir as regras de distanciamento social.

“Nós temos a nossa roupa de campo, e recebemos também o macacão impermeável para a proteção contra o covid-19,  uso de máscara, álcool gel, a gente tem todo esse cuidado para não contaminar o produtor e a gente também”, completa.