Pessuti participa em Arapongas da 7ª Feira de Móveis do Paraná

Autor: Da Redação,
terça-feira, 10/03/2009

O vice-governador Orlando Pessuti participou da abertura da 7ª Feira de Móveis do Estado do Paraná (Movelpar), nesta segunda-feira (9) em Arapongas. "O Paraná está mostrando através de suas feiras de negócios, como o Show Rural de Cascavel, a Modamix de Maringá e a Movelpar, que estamos enfrentando a crise com a geração de empregos", disse. A Movelpar ocorre no Centro de Exposições de Arapongas (Expoara) até o dia 13 de março.

De acordo com Pessuti, o Governo do Estado continuará lutando para que o Paraná se destaque em outras áreas como faz no setor moveleiro. "Nós já somos o primeiro colocado em várias áreas, com no setor moveleiro e na exportação do frango, em que superamos Santa Catarina em 2008 graças aos nossos empreendedores", afirmou.

O presidente do Expoara, José Constantino, falou que a expectativa é que pelo menos 40 mil pessoas participem da feira, o que representa um aumento de 30% em relação à edição anterior. "Nos 45 mil metros quadrados do pavilhão há 190 expositores que mostrarão ao comércio varejista moveleiro as novidades para esse ano", disse. Segundo ele, o pólo moveleiro do Norte do Paraná aumentou seu faturamento em 130 % do ano 2000 ao ano de 2008 - as exportações do setor cresceram mais de 390%. "Os 150 maiores lojistas do País e 23 importadores de 17 países estarão na feira", contou.

Segundo o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo Rocha Loures, o setor moveleiro é uma evidência da força da indústria paranaense. Ele aproveitou para cobrar medidas federais para recuperar financiamentos à exportação e reclamou da escassez de crédito e do seu alto custo. O prefeito Roberto Pugliese disse que está presenciando uma grande modificação na cidade nos últimos anos por causa do pólo moveleiro e que a feira melhora a cada edição. "O que temos aqui é uma feira de negócios muito objetiva", afirmou.