Da habilidade de uma jovem de S. João do Ivaí saem mosaicos

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 16/05/2011
Débora Ceron cria peças complexas para paróquias da região

De tanto assistir, entre curiosa e boquiaberta, as mãos habilidosas do tio, a então criança Débora Céron, hoje com 21 anos, descobriu uma paixão e uma profissão. A jovem de São João do Ivaí é herdeira da milenar arte do mosaico, sendo uma das poucas mulheres da região a se dedicar a montagem dessas peças.

Além de observar muito o trabalho do tio, Sérgio Ceron, Débora fez um curso básico de um mês para criação de mosaicos. Mas muito antes disso, a artista já se interessava pela arte sacra.

Hoje, a mosaicista cria mosaicos para várias igrejas católicas da região. Trabalhando em conjunto com tio, Débora chega causar surpresa nas pessoas com quem conversa. Quando perguntada sobre sua profissão, sempre há aquela velha pergunta: “Mosaicista? O que é isso?” Bem humorada, a jovem tem sempre que explicar a profissão quase desconhecida. "Chega a ser engraçado a cara que as pessoas fazem quando explico", diverte-se.

Para criar os mosaicos, a jovem corta pedaços de granito, pastilha de vidro, cerâmica e até mármore. Depois de selecionadas os formatos e as cores, Débora cola com muito cuidado peça por peça numa base já desenhada e planejada pelo tio.

(Leia matéria completa na edição de domingo da Tribuna do Norte)