3ª Companhia da PM se torna independente

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 03/02/2011
7ª Companhia Independente da PM, em Arapongas

A solenidade que torna independente a Polícia Militar de Arapongas acontece hoje, às 17 horas, na sede da corporação no município. Com a formalização da 7ª Companhia Independente da PM, a expectativa, segundo o capitão da PM Ademir da Fonseca Júnior, é que o efetivo da até então 3ª Companhia seja reforçado. “Foi sinalizado pelo comando de Londrina que receberíamos pelo menos 30 policiais da Escola de Formação neste ano”, comenta.


Fonseca explica que a criação da 7ª Companhia Independente já era uma reivindicação antiga da comunidade, sendo anunciada pelo Governo do Estado no ano passado. Com a desvinculação do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Rolândia, a PM, conforme o capitão, deve desenvolver um trabalho mais produtivo nas localidades que abrangerá.


“Teremos um reforço na segurança, já que um dos pontos positivos da criação desta companhia é a área de atuação mais enxuta, que envolve apenas Arapongas e Sabáudia. Vamos ter condições de dar mais atenção a essas cidades”, sustenta.
A partir da formalização da 7ª Companhia da PM, Pitangueiras deixará de ser atendida por Arapongas, como acontecia na antiga estrutura da 3ª Companhia. O município continua pertencendo ao 15º BPM. Para o capitão Fonseca, outro fator de destaque na instalação da nova companhia é a autonomia que a unidade ganhará. “Poderemos pleitear nossas demandas de uma forma mais direta, junto ao comando regional da Polícia Militar em Londrina”, assinala.


Segundo ele, a 7ª Companhia Independente de Arapongas já possui instalações adequadas para atendimento. “Por enquanto, os trabalhos devem ocorrer com a estrutura improvisada, mas vamos solicitar mudanças depois”, pontua.


A formalização da unidade deve reunir hoje autoridades municipais e estaduais, entre elas o secretário de Estado de Segurança Pública, Reinaldo Almeida César. Durante a solenidade, também está prevista a posse do comandante da 7ª Companhia, o major José Luiz de Oliveira, que vem de Toledo, no Oeste do Paraná.