Começa roçagem nos parques de Apucarana

Autor: Da Redação,
sábado, 11/12/2010
Operário trabalha na limpeza do Parque Jaboti

Como acontece todos os anos nesta época, as equipes do Programa Apoio Regional da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Apucarana estão tendo que trabalhar em ritmo acelerado para dar conta da roçagem das áreas verdes que permeiam os equipamentos públicos, em especial os parques. A incidência de muita chuva e calor contribui para que a vegetação cresça rapidamente. “Entre o final de novembro e início deste mês realizamos um intenso trabalho nas praças centrais da cidade. Semana passada concluimos os trabalhos no Parque Santo Expedito e, nesta, iniciamos a roçagem no Parque Jaboti, ação que deve ir até terça-feira”, informa João Carlos Fernandes, secretário da pasta.


O coordenador das equipes, Manoel Afonso Lopes, salienta que o trabalho é cíclico. “Não termina jamais. Durante todo o ano os cuidados são junto às escolas, centros infantis, postos de saúde, praças e parques, além de canteiros e outros logradouros cuja conservação é de responsabilidade do poder público municipal”, informa Lopes. Criando em 2005, o Programa Apoio Regional dá suporte a todas as secretarias. Executa pequenos e grandes serviços de infraestrutura urbana, descentralizando as ações da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.


Os operários são divididos em regionais e ficam sob a responsabilidade de um coordenador. “A proximidade com a população e as associações de moradores tem ajudado na solução rápida e eficaz de diversas questões que proporcionam bem estar e mais qualidade de vida”, frisa o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB).


Cada equipe é equipada com uma kombi e uma pequena carreta que transporta todo o material necessário para trabalhos como poda parcial de árvores, limpeza de boca de lobo, pintura de sinalização de trânsito, conservação e reparos em logradouros e prédios públicos, praças esportivas, parques, entre outros. Além disso, os integrantes do “Apoio Regional” são orientados para atuarem como fiscalizadores da conservação da malha viária, promovendo pequenas ações de recuperação tapa-buraco.


Serviço: Além de poder conversar pessoalmente com a equipe quando em ação no bairro, o morador pode solicitar a presença do “Apoio Regional” pelo telefone 3422-6048.