Concerto de pianista é transferido para o Cine Teatro Fênix

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 05/11/2010
Arthur Moreira Lima já levou seu projeto para mais de 1 milhão de pessoas

O pianista carioca Arthur Moreira Lima, 70 anos, vem hoje (5) a Apucarana para um concerto gratuito. O palco para um dos mais renomados pianistas e intérpretes da música clássica mundial será o Cine Teatro Fênix, a partir das 20 horas. A princípio a apresentação seria na Praça rui Barbosa, mas foi transferida de local em razão da chuva.
 

O projeto de inclusão social e musical “Um Piano pela Estrada” surgiu em 2002. “A ideia foi tomando forma quando fui subsecretário de Cultura do Rio de Janeiro do governo Leonel Brizola”, conta. De acordo com ele, essa experiência mostrou como era complicado e custoso levar as apresentações ao interior do Estado. “Era difícil montar tudo e depois que os músicos iam embora ficava lá o palco para ser desmontado. Com isso, pensei em algo prático”, recorda.
 

Foi assim que nasceu a iniciativa. Em oito anos, já realizou quase 400 concertos, rodou cerca de 150 mil quilômetros, tocou para mais de um milhão de pessoas e passou por quase todos os estados brasileiros. “Não fui ainda a Roraima, Amapá e Amazonas, porque precisa de uma estrutura especial para chegar às comunidades. O transporte terrestre em muitos trechos não é possível”, explica.
 

Por onde passa, a platéia valseia com as notas de Chopin, Bach, Beethoven, Mozart, Villa-Lobos e Pixinguinha, entre tantas outras. “Faço um programa com os clássicos europeus e o mais fino da música brasileira”, afirma Lima. O pianista tem 14 DVD’s gravados e mais de 60 CD’s. Alguns com arranjos próprios.
 

Receptividade - De acordo com ele, as pessoas sempre recebem muito bem o concerto. “É fantástica a receptividade, a simpatia, o calor do povo brasileiro em qualquer lugar, seja no Nordeste ou no extremo Sul do País”, observa.
 

Entre tantas viagens pelo solo brasileiro, Lima diz que todas as apresentações são especiais. “Tem um carinho por todas”, afirma. A agenda do pianista está sempre cheia, com concertos na Europa, América Latina e no Brasil. “Não me preocupo mais em ‘agenda cheia’ faço aquilo que realmente vai me trazer compensação espiritual”, garante.
 

De acordo com ele, em algum momento temos que para de receber para dar um pouco. “O projeto me proporciona essa satisfação pessoal e espiritual”, sustenta.
 


Talento surgiu aos 6 anos
 

O pianista Arthur Moreira Lima começou a tocar piano aos seis anos. “A família toda gostava e valorizava a música clássica, mas não sei se houve paixão. Senti que tinha talento e as coisas foram acontecendo. Até hoje não sei se escolhi ser pianista”, brinca.
 

Aptidão e personalidade o consagraram como um dos maiores pianistas do mundo. Para ele, a música clássica tem espaço no Brasil, mas o acesso as apresentações culturais virá com o progresso econômico.
 

O concerto é uma promoção da Fundação Cultural de Apucarana (Funcap) e Prefeitura de Apucarana, com apoio cultural do jornal Tribuna do Norte do Sesc.
 

Um Sorriso Pela Estrada
 

“Um Sorriso Pela Estrada” é um projeto desenvolvido paralelamente ao concerto pela a esposa do pianista Margareth Monteiro Garrete, e a filha Grasiela Garrete,ambas odontólogas. No programa elas realizam palestras educativas sobre prevenção, saúde geral e bucal, higiene e aplicação de flúor. As profissionais estão na estrada junto com ele desde 2002.
 


Curiosidades sobre o Caminhão Teatro

Dados Técnicos