O pedreiro Adriano Farias dos Santos, 33 anos, que nas horas vagas treina corridas de longas distância surpreendeu e alegrou a população de Manoel Ribas e da região. Na Corrida Internacional de São Silvestre realizada no dia 31 de dezembro, em São Paulo, ele chegou na 195ª colocação, e na categoria de 30 até 34 anos obteve a 36ª posição.
Para Santos completar o percurso de 15 quilômetros e ainda ficar entre os primeiros 200 colocados na classificação geral em um universo de 35 mil corredores foi uma consagração. O tempo de prova do pedreiro foi de 01 hora 01 minuto e 24 segundos.
“O nosso problema é na saída, já que tem o pelotão de elite. São 250 atletas profissionais, e eles saem na frente da gente mais de 250 metros metros. Mesmo assim, chegar em 195º lugar entre 35 mil participantes para mim foi a vitória”, comemora.
Santos relata que começou a correr despretensiosamente há quatro anos, de lá para cá, conseguiu mais de 50 troféus e aproximadamente 100 medalhas. Os treinos de Santos são realizados nos finais de tarde, após o trabalho, com mais cinco atletas da equipe fundada por eles mesmos, a AcoRibas (Associação dos Corredores de Manoel Ribas).
“Nós não temos treinador, nós mesmos é que fazemos os treinos. A gente corre por amor mesmo. Pegamos algumas dicas, do pessoal que é mais forte na região e fazemos também”, relata Santos.
Os treinos da equipe Acoribas são realizados sempre nos finais da tarde, “Quando a gente sai mais cedo do serviço fazemos 10 quilômetros, quando é mais tarde 5 quilômetros”.
Para participar das corridas o pedreiro conta com apoio da Prefeitura de Manoel Ribas e patrocínio do comércio local. “Isso tem nos ajudado bastante e agradecemos muito. Agora estamos em busca de mais patrocínio para termos treinos elaborados por especialistas, e outras ferramentas para melhorar nosso desempenho e conseguirmos melhores resultados”, completa Santos.
No ano passado, Santos participou de pelo menos 10 corridas, em todas esteve sempre entre os cinco melhores classificados.