O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, e o diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Alaercio Bufalo, comemoram a aprovação de um projeto no valor de R$3.893.732,81 milhões, que foi apresentado ao Ministério do Meio Ambiente no âmbito do Programa Nacional Lixão Zero.
O projeto da Prefeitura de Ivaiporã visa executar melhorias no Aterro Sanitário, reforçar a coleta seletiva e prevê a contratação de uma empresa de consultoria para acompanhar a aplicação dos recursos.
Além dos benefícios citados, com recursos do Programa Nacional Lixão Zero, a Prefeitura de Ivaiporã vai adquirir 3 caminhões, 1 trator de esteira, 1 retroescavadeira, 1 veículo utilitário, 1 triturador de galhos, 1 balança rodoviária para veículos e 1 revolvedor de compostagem.
Segundo o prefeito Miguel Amaral, apenas 5 municípios do Paraná (Ivaiporã, Guarapuava, Piraquara, Diamante do Oeste e Marechal Cândido Rondon) tiveram os projetos aprovados dentre os 57 municípios do Brasil que receberão recursos para implantar o Programa Nacional Lixão Zero.
No final de janeiro, Miguel Amaral irá a Brasília participar da solenidade de liberação dos recursos do Programa Nacional Lixão Zero. O ato solene contará com a presença do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
O técnico em Meio Ambiente da Prefeitura de Ivaiporã, Hélio Kaneshigue Júnior – responsável pela apresentação do projeto – afirmou que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi feliz na concepção do programa do Governo Federal, que fornece recursos para melhorar a gestão e a preservação do meio ambiente.
O programa nacional Lixão Zero é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, que visa atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos com o objetivo de eliminar os lixões existentes no país e apoiar os municípios em soluções mais adequadas de destinação final dos resíduos sólidos.