Programa capacita empresários de Marilândia do Sul

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 21/11/2019
Empresários do comércio passaram por capacitação em Marilândia do Sul

Desenvolver pessoas, profissionalizar a gestão e levar inovação para os negócios. Foram estes os principais objetivos do programa Varejo Mais em Ação, promovido pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, em Marilândia do Sul, de agosto a novembro. No período, 19 comerciantes participaram das capacitações e consultorias, que foram encerradas, na noite desta terça-feira (19), com a palestra “Vendendo mais e melhor”, na Câmara de Vereadores do município.                

O Varejo Mais em Ação promoveu o autodiagnóstico das pequenas empresas participantes, ajudou os empresários na elaboração de planos de ação e também com propostas de melhorias na gestão empresarial, com foco em inovação, novos canais de vendas e modelos de negócios. Na cidade, a realização do programa contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Marilândia, Associação Comercial e Empresarial de Marilândia do Sul (ACEMS), Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), Sesc e Senac.

A consultora do Sebrae/PR, Beatriz Poletto, destacou a importância de empresários de pequenos negócios se atualizarem em relação à gestão empresarial. E o programa permitiu que o grupo revisse conceitos sobre atendimento ao cliente e novos canais de vendas, como as redes sociais. “Quisemos mudar um pouco o pensamento dos empresários e ampliar a visão deles para usarem esse meio na divulgação dos seus produtos”, afirmou.

Para a presidente do Sivana de Apucarana, Aida Assunção, o programa só tem a contribuir para que o comércio local, formado por pequenas e médias empresas, cresça e se desenvolva. “Muitas vezes, esses empresários não têm acesso a esse tipo de capacitação e o Varejo Mais em Ação indo até municípios menores é muito importante”, ponderou. Na avaliação dela, a qualificação do varejo, com espaço físico adequado e bom atendimento, contribui para a fidelização dos clientes.

A empresária Lucimar Calixto Camolezi, proprietária de uma loja de variedades, disse que já participou do programa anos atrás e decidiu passar pela capacitação novamente para se atualizar. “Para mim, o conhecimento na área de finanças foi o mais interessante, já fiz mudanças, passei a adotar planilhas”, contou. A comerciante, que também é presidente da ACEMS, ressaltou que não dá para ficar parado no tempo, já que atuar no varejo exige atualização constante.

Os resultados almejados com as ações do programa são proporcionar experiências diferenciadas aos consumidores de Marilândia do Sul, aumentar as vendas e a competitividade dos pequenos negócios, além de promover o desenvolvimento local do município.