Faltando poucos dias para Finados a Prefeitura de Ivaiporã através do Departamento de Meio Ambiente intensificou os serviços de melhorias e limpeza no Cemitério Municipal para receber visitantes. O fluxo de pessoas que fazem a limpeza e as preparações nas sepulturas de parentes e amigos também aumentou.
Conforme Valdinei Szlapak chefe do Setor de Serviços Urbano estão sendo realizados serviços de poda de árvores, pintura das guias, meios fios e reparos nos muros. “Tivemos um vendaval no domingo e estamos refazendo o serviço de limpeza e recolhimento de folhas que estava pronto. O cemitério de Ivaiporã é muito bem arborizado, com a ventania desgalhou muitas árvores e houve muita queda de folhas”.
Além desses serviços o departamento de meio ambiente executa serviço de paisagismo. Conforme a paisagista Mel Biancato o trabalho consiste no plantio de folhagens: moreia, dracena, crusea, íris, cropon, e árvores, tais como, aroeira pimenteira e ipê nas imediações do cruzeiro.
“Todas, plantas perenes que produzem flores. Uma vez plantadas vão permanecer sem necessidade de manutenção há cada quatro meses. Futuramente queremos ampliar e melhorar ainda mais. Inclusive, na entrada do cemitério também plantamos moreia, uma folhagem bem bonita”.
Ainda segundo Szlapak, o prazo para reformas de túmulos encerrou no final de semana. “Reforma, construção, revestimento de túmulos foi definido que seria liberado somente até a última sexta-feira (25). Desde ontem, só está sendo permitido pintura básica sem o acumulo de resíduos. Já a limpeza dos túmulos poderão ser feitas até mesmo no feriado”.
O cemitério de Ivaiporã é o maior da região central do estado com mais de seis mil túmulos perpétuos e duas mil covas rasas, totalizando aproximadamente 25 mil pessoas sepultadas. O horário de funcionamento do cemitério é das 8 às 18 horas.
Comércio ambulante
O prazo de inscrição para poder praticar as vendas no dia de finados encerra amanhã. Conforme a secretária de indústria, comércio e serviços Rosana Pagé foram disponibilizados 36 espaços. “Amanhã a gente encerra para poder organizar os locais”.
As inscrições podem ser feitas na Casa do Artesão, ao lado da Biblioteca Pública Municipal. A taxa pela ocupação de solo é de uma unidade fiscal (UF), ou seja, pouco mais de R$ 69,00.